A pesquisa científica possibilita a realização de descobertas que beneficiam a humanidade nas mais diversas áreas. Com o apoio de pesquisadores, instituições e departamentos, é possível transformar o passado, presente e futuro.
As Estações Ecológicas têm como uma de suas principais diretrizes o fomento à pesquisa científica (Snuc, Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000). Por isso, tendo em vista todas as atividades realizadas na Estação Ecológica de Bananal nos últimos 30 anos, foi realizado o I Seminário de Pesquisas Científicas da Estação Ecológica de Bananal, nos dias 24 e 25 de novembro, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), Projeto Conexão Mata Atlântica e Fundação Florestal.
O Seminário aconteceu no Centro de Eventos do Sindicato Rural de Bananal, com o apoio das secretarias de Educação e Meio Ambiente do município e do próprio Sindicato. Na programação, palestras, mediação e debates que serviram para enriquecer o potencial acadêmico do evento.
Como palestrantes, foram convidados pesquisadores e professores da UFF, PUC-RJ, além de gestores e especialistas na criação e gestão de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs).
Dentre os temas abordados, estão o cenário histórico e cultural do Vale do Paraíba em seu contexto cafeeiro e carvoeiro, flora exótica e nativa da EEB e entorno, criação de RPPN e sua importância e relevância, impactos das queimadas na Bacia Hidrográfica Paraíba do Sul, sequestro de carbono, Projeto Conexão Mata Atlântica, PSA e seu uso múltiplo, monitoramento de grandes mamíferos no Sertão da Bocaina e infraestrutura de apoio ao pesquisador.
O I Seminário de Pesquisas Científicas faz parte do circuito de atividades realizadas pela Estação Ecológica de Bananal para o ano de 2021.