Ação promovida pela ONG Ecomov em parceria com a Fundação Florestal conta com um time de voluntários; materiais coletados vão desde embalagens de alimentos a produtos de higiene pessoal
Um time de mais de vinte voluntários faz parte de uma força-tarefa para ajudar na conservação e limpeza das praias do Parque Estadual do Xixová-Japuí. Desde o início de 2021, os integrantes da ONG Ecomov ajudaram a retirar mais de 800 kg de lixo da unidade, em três diferentes mutirões. Somente no domingo (7), na praia de Itaquitanduva, foram mais de 70 kg de lixo plástico de uma área de 1,6 mil m².
Dentre os itens coletados, materiais de uso doméstico como embalagens de alimentos, produtos de higiene pessoal e materiais de uso residencial que acabam indo parar nas praias da Unidade de Conservação, gerando impacto ambiental e perigo à vida marinha local. “Esse trabalho de preservação de praias do parque ajuda a gerar conscientização ecológica e educação ambiental”, afirma Rodrigo Azambuja, coordenador da organização.
O Parque Estadual Xixová-Japuí abriga importante porção de Mata Atlântica conservada e destacada da Serra do Mar. São 600 hectares em área terrestre e 301 hectares em área marinha. Localizado em meio à Região Metropolitana da Baixada Santista, com território densamente urbanizado, o parque preserva biomas, como ecossistema marinho, costão rochoso, praia arenosa, mata de restinga e mata de encosta.
Além da praia de Itaquitanduva, a unidade conta com as praias de Paranapuã e do Canto do Forte, as trilhas do Curtume e dos Surfistas, o antigo Curtume Cardamone, datado de 1914, que operou durante 60 anos na cidade de São Vicente, o Forte Duque de Caxias de Itaipu, conhecido como a Fortaleza de Itaipu, a Pedreira, as Bicas e a área marinha. Em sua fauna, podem ser encontradas borboletas, bichos-preguiças, tartarugas-marinhas, jacus, morcegos e trinta-réis, e, na flora, podem ser vistas embaúbas, bromélias, figueiras e ainda espécies ameaçadas, como canela, caixeta, palmeira-juçara e pau-brasil.
Para saber mais sobre a unidade, acesse: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/parque-estadual-xixova-japui/