O Parque Estadual do Itinguçu, uma das regiões mais bonitas e preservadas do litoral paulista, recebeu, neste domingo (14), um mutirão de limpeza que recolheu aproximadamente 400 quilos de lixo acondicionados em 25 sacos.

Entre os coletados, as garrafas pet, embalagens descartáveis em geral, apetrechos de pesca e microplásticos diversos foram os mais encontrados.

Em meio ao lixo internacional, chamou a atenção uma garrafinha de água de nacionalidade nigeriana, produzida em Lagos, cuja origem é rara de se encontrar em praias desertas. De acordo com a observação dos Monitores Ambientais e com as oficinas da Escola Estadual Professor Ottoniel Junqueira, que realiza um trabalho sobre o tema desde os anos 1990, o despejo estrangeiro de origem africana não é muito observado por lá.

A ação foi executada pelos jovens, com idades de 18 a 21 anos, do Clã Pioneiro Tcherá Tugarê, do Grupo de Escoteiros Bororós, fundado em 1960. O propósito do trabalho realizado no domingo foi, além de contribuir com a limpeza e todo o benefício que ela traz, colaborar com o aumento da consciência ambiental dos jovens que fazem parte do movimento escoteiros.

“Esses jovens vão pensar melhor nas pequenas e nas grandes decisões que vão tomar ao longo das suas vidas, tendo vivenciado essa e outras experiências similares ao longo da sua vida infantil e juvenil.  Gostaria de agradecer ao Márcio, Amilton, ambos Monitores ambientais, e ao Rodrigo, da Eco Trilhas, por viabilizaram esse evento. A ação foi cansativa, mas todos voltaram felizes e realizados com o sucesso alcançado”, explica Ralf Ahlemeyer, mestre pioneiro do Clã Tcherá Tugarê, do Grupo Escoteiro Bororós.

Das cinco praias da Unidade, foram contempladas as do Juquiazinho, Brava, Parnapoa e trecho do Arpoador, já que o tempo não foi suficiente para o término, apesar do início da atividade às 6 da manhã. O sol já se despedia quando todos deixavam as dependências do Parque.

Para Rodrigo Cipoloni, da Agência Ecotrilhas, que ajudou na viabilização do evento, o ato foi um sucesso, deixando-o muito contente. “Estou muito feliz por mais uma vez contribuir com a natureza e tirar lixo das praias onde levamos os turistas. Espero poder contribuir mais e conscientizar pessoas para que não joguem lixo nas praias, rios e cachoeiras”, completa Cipoloni.

Além da Agência Ecotrilhas, a limpeza de praia teve o apoio do Passeios Náuticos Dido Lima, Ecosurf, Monitores Ambientais e Gestão do Parque do Itinguçú.

Texto e Fotos: Márcio Ribeiro