A volta à normalidade, depois de mais de um ano de pandemia, impulsionou um aumento exponencial do consumo de atividades relacionadas ao bem-estar e à natureza, bem como a procura por atrativos ligados ao ecoturismo. Neste contexto, foi realizado o II Passeio Ciclístico Bocaina Eco Bike da Estação Ecológica de Bananal, que propõe a integração entre comunidade, natureza e esporte.  Realizado no dia 31 de outubro, o evento contou com a participação de mais de 200 pessoas vindas de diversas cidades da região sudeste do país. Todas as medidas de prevenção ao contágio da Covid-19 foram empregadas, sendo obrigatório a apresentação do cartão de vacinação e o uso de máscaras.

No dia, os ciclistas e familiares tiveram a possibilidade de participar de dois circuitos, um de 35 km, para os mais experientes que procuram um desafio off-road, e outro de 17 km, para iniciantes e juvenis. Os participantes também realizaram ações ambientais por meio do lançamento de células de argila contendo sementes de espécies nativas da Mata Atlântica em locais preparados para florestamento. Por fim, uma ação social foi realizada por meio da doação de alimentos não-perecíveis, requisito obrigatório para a participação no evento. Os mantimentos arrecadados foram doados ao Fundo Social e Asilo do Município de Bananal.

O evento foi financiado com recursos do Projeto Conexão Mata Atlântica e faz parte do circuito de ações realizadas pela Estação Ecológica de Bananal para o ano de 2021. Com isso, a missão de seguir integrando a sociedade e a natureza segue firme, norteada pelos pilares da Educação Ambiental, Fomento à Pesquisa Científica e a Preservação.