Realizada pelo segundo ano consecutivo, a Semana de Celebração das onças-pintadas do Contínuo Ecológico de Paranapiacaba busca mobilizar as pessoas e chamar a atenção sobre a necessidade de proteção da espécie.

Em 29 de novembro se comemora o Dia Internacional da onça-pintada e, para celebrar essa data, parceiros do Parque Estadual Intervales e de todo Contínuo Ecológico de Paranapiacaba estão organizando uma semana de comemorações. Os eventos acontecerão em sua maioria pelas redes sociais, mas com algumas atividades presenciais, ainda por conta da pandemia.

A onça-pintada é o maior felino das Américas e uma das espécies mais emblemáticas das matas brasileiras. A espécie, que antes habitava uma grande extensão, hoje está presente em poucas regiões, e a Mata Atlântica do sudoeste do estado de São Paulo é um desses locais. Elas sobrevivem porque ali existem diversas áreas protegidas, como os Parques Estaduais Carlos Botelho, Nascentes do Paranapanema, Intervales, Turístico do Alto Ribeira e APA da Serra do Mar. Juntas, essas e outras áreas formam o contínuo ecológico de Paranapiacaba, uma das maiores áreas contínuas de floresta, de grande importância para sobrevivência das onças-pintadas.

Por ser um animal do topo da cadeia alimentar, a presença delas é um indicador de outros animais da floresta e sua escassez indica o declínio da saúde da floresta. Um dos principais motivos para sua ausência é a supressão da vegetação e a caça. Muitas vezes, quando as onças não encontram alimento na mata, buscam animais domésticos, ampliando os riscos que estão levando a espécie à extinção: os proprietários dos animais as consideram como uma ameaça econômica.

A semana de celebração das onças-pintadas pretende oferecer informações e abrir horizontes sobre as onças-pintadas, do ponto de vista da conservação da natureza e da responsabilidade de cada um de nós.

A programação – disponível no Instagram @onçasdocontinuodeparanapiacaba – será farta e variada, organizada e executada por mais de uma dezena de entidades envolvidas direta e diretamente com o Contínuo Ecológico de Paranapiacaba.