A segunda fase da operação mobilizou voluntários para percorrer mais de 20 km em dois dias ao longo das praias da Unidade de Conservação. A primeira fase ocorreu em 24 e 25 de julho.

No último sábado (11) e domingo (12), a Fundação Florestal e a Organização Ecologia em Movimento – Ecomov organizaram um megamutirão de limpeza nas praias do Parque Estadual do Itinguçu. Em parceria com monitores e barqueiros, uma equipe de dez voluntários mobiliados pela Ecomov, dentre os quais professores, integrantes dos Escoteiros da 13° região e estudantes de Engenharia Civil e Biologia da Universidade Paulista (Unip – Campus Santos) percorreram as trilhas do parque entre as praias do Arpoador, Parnapoa e Brava, contando com Juquiazinho em um raio de ação de 5 km de área coberta.

Entre as praias mais bonitas do litoral sul, os voluntários recolheram precisamente 188,9 kg de lixo, sendo embalagens alimentares, higiene e limpeza, apetrechos de pesca e indefinidos. O maior destaque fica para embalagens descartadas de garrafas pet.

No primeiro dia, sábado, a operação retirou 31,03 kg de lixo na praia do Arpoador. O grupo percorreu até a base do alojamento do Núcleo Arpoador com 10 sacos dos resíduos coletados.

No segundo dia, domingo, a organização realizou o mutirão com um deslocamento ainda maior, iniciando as atividades às 9h em direção ao sul, percorrendo as praias de Parnapoa, Brava e Juquiazinho. O final do trabalho se deu às 15h30. Foram retirados da praia de Parnapoa e Brava 92,19 kg e a finalização na praia do Juquiazinho resultou na coleta de 65,74 kg. Oo total do dia somou 18 sacos de resíduos coletados.

“Foi uma das maiores operações feitas pela entidade. Batemos recorde em deslocamento, tempo de ação realizada com dois dias de campo atingindo 11 horas de atividade. Mais de 20 km entre trilhas e praias, logística marítima com barqueiros e registros de lixo internacional de diversos países. Uma grande operação, exigindo esforço físico e mental dos membros, satisfeitos e engajados pela proteção do parque. A satisfação foi imensa. Uma ação inesquecível. O apoio e suporte da Fundação Florestal ajudaram na realização deste ato de preservação. Sem qualquer incidente, com total disposição da equipe. Muitos são professores e vão levar essa experiência para sala de aula com alunos da rede de ensino”, declarou Rodrigo Azambuja, presidente da Ecomov.

Recorde em lixo internacional

A entidade bateu recorde em campo. Mais de 70 embalagens que foram retiradas das praias nos dois dias. Um levantamento no local apontou ocorrência de diversos países de origem das embalagens como Polônia, Estados Unidos, Japão, China, Ucrânia, Malásia (Cingapura), Emirados Árabes, Turquia e outros indefinidos.

Nas embalagens, maior parte de continente asiático com 50% de origem chinesa. Nesta operação, a entidade passará a nutrir uma petição ao MP sobre lixo dos navios que poluem praias do litoral de SP. Materiais de informática como tinta de impressora, cartuchos e fragmentos chegaram nas praias do Juquiazinho, Brava e Parnapoa.

Ação Social

O grupo de voluntários, pela segunda vez, destinou alimentos não perecíveis a moradores do entorno da Unidade de Conservação. O contato com as comunidades tradicionais consagra a relação com a UC, qualificando a atuação da entidade e fortalecendo as relações institucionais ao mesmo tempo em que se mantém viva a cultura caiçara testemunha da realidade da vida como guardiã do conhecimento profundo da memória e valor da tradição até as formas de vida e de sobrevivência em um local privilegiado.

“A Fundação Florestal e o Parque Estadual do Itinguçu agradecem a todos pelo empenho da ação do final de semana. Esta é uma luta que travamos durante todo o ano: conter o depósito de resíduos trazidos pelo movimento das marés. A Ecomov contribui de forma constante e eficaz e isso só nos traz motivação para continuar a luta e ter esperança de que um dia a humanidade possa resgatar a consciência necessária para o tão sonhado equilíbrio ente o homem e o ambiente”, declarou Otto Hartung, gestor do Parque Estadual Itinguçu.

Para conhecer mais sobre o Parque Estadual Itinguçu, acesse o Guia de Áreas Protegidas do estado de São Paulo em https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/parque-estadual-itingucu/