Trabalho desenvolvido na RPPN Duas Cachoeiras, inserida no Sítio Duas Cachoeiras, em Amparo, SP, ganhou um importante reconhecimento global, a chancela da Unesco, o órgão da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura.
A RPPN Duas Cachoeiras recebeu o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), considerando as atividades desenvolvidas de conservação e restauração ecológica, educação ambiental, pesquisa científica para o desenvolvimento sustentável e conhecimento tradicional. Ali também está estabelecido o Jardim Botânico Araribá, que se une ao trabalho da RPPN e desenvolve vários projetos de restauração e conservação da flora da mata atlântica, especialmente a ameaçada de extinção.
Sítio Duas Cacheiras. Localizado na Serra da Mantiqueira, reservou uma área se 6,3 hectares para a criação de uma RPPN, ou seja, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural. Esta área é destinada à preservação da natureza e passou a fazer parte do SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Isso significa que a área doada passou a ser uma área protegida para a conservação do patrimônio natural e sua gestão é realizada por meio de um Plano de Manejo gerido por um grupo gestor de iniciativa privada. A criação de uma RPPN é oficializada pelo poder público e tem caráter vitalício, independente do destino que se dê a propriedade.
Para saber mais sobre esse interessante trabalho de restauração ecológica, visite o site da RPPN Duas Cachoeiras em https://sitioduascachoeiras.org.br/trabalho-de-conservacao-ambiental-da-rppn-duas-cachoeiras-e-reconhecido-pela-unesco/
Para obter mais informações sobre o Programa de RPPN da Fundação Florestal, acesse o link https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/pagina-inicial/rppn/