O treinamento é resultado do relacionamento colaborativo entre a gestão do PE Jaraguá e as lideranças comunitárias, que a partir de agora se juntam às equipes da FF na prevenção e combate aos incêndios no local.

A proposta por uma capacitação para o enfrentamento aos incêndios florestais partiu das lideranças guaranis, que sentiam a necessidade de um treinamento apropriado para uma maior efetividade das ações de combate e segurança pessoal. Por isso, foi realizado no último dia 27 de julho no Parque Estadual Jaraguá um curso de capacitação para prevenção e combate a incêndios florestais.

A Fundação Florestal e o Polo Regional Metropolitana de São Paulo da Operação Corta-Fogo ofereceram o curso de capacitação para integrantes das comunidades indígenas que habitam nas proximidades do Parque Estadual Jaraguá, promovendo assim uma maior integração com essas comunidades que vivem dentro ou no entorno das Unidades de Conservação.

Estamos na época do ano em que a escassez de chuvas e a consequente diminuição da umidade no ar, somada a fortes ventos, festas juninas e queimadas agrícolas contribuem para a propagação de focos de incêndios. Por isso, as ações de prevenção são tão importantes.

Durante a capacitação os participantes receberam informações teóricas e práticas, que abrangem procedimentos de Primeiros Socorros (Identificação, Comunicação e Ação); Utilização dos Equipamentos de Proteção (EPI); Utilização dos Equipamentos de Combate (Abafador, Bomba Costal, Motobomba). Segundo Maria dos Santos, uma das líderes da comunidade Guarani, que participou do treinamento, “Para nós, é muito importante saber proteger a natureza. Há uns três anos, quando houve um incêndio na comunidade, nós não sabíamos o que fazer até os bombeiros chegarem. Agora já sabemos. Estamos aqui aprendendo para nossa proteção e para a proteção da nossa mãe-terra”.

Ao final do curso, os participantes receberam conjuntos de EPIs e equipamentos de combate da Operação Corta-Fogo para que possam ser utilizados durante alguma ocorrência que estiveram próximos de seus domicílios.

Operação Corta-Fogo

O estado de São Paulo conta com o Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, que visa a diminuir os focos de incêndio no estado; reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) produzidos pelas queimadas; proteger áreas com cobertura vegetal contra incêndios; erradicar a prática irregular do uso do fogo, respeitando o disposto no Decreto Estadual nº 56.571/2010; e fomentar o desenvolvimento de alternativas ao uso do fogo para o manejo agrícola, pastoril e florestal.

A Operação Corta-Fogo, como é chamado este Sistema, é formada por diversos órgãos estaduais como a Coordenadoria Estadual de Proteção Defesa Civil (CEPDEC), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar Ambiental, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a Fundação Florestal (FF) e o Instituto Florestal (IF).

Para saber mais sobre a Operação Corta-Fogo, visite a página no site da Fundação Florestal: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/programa-corta-fogo/