A abertura das propostas ocorreu no dia 21 de julho com a indicação das empresas vencedoras do certame.

No começo do mês de julho, a Fundação Florestal publicou um Edital de Pregão Eletrônico para a seleção de empresa especializada em serviços de manutenção e abertura de aceiros e melhorias de estradas. O objetivo das obras é fazer frente ao risco de incêndios nas Unidades de Conservação e de Unidades de Produção Florestal sob sua gestão nessa época do ano em que a ausência de chuvas regulares faz aumentar consideravelmente o risco de fogo nas matas e demais formas de vegetação. O período crítico teve início em junho e vai até outubro.

Os aceiros visam a prevenir e minimizar os danos de possíveis incêndios, evitando que passem entre os segmentos de vegetação ou de áreas externas para dentro das unidades. Os serviços de melhoria nas condições de tráfego das estradas têm o objetivo de dar condição de fluidez aos veículos durante as atividades de prevenção e de combate aos incêndios. O trabalho envolve tanto a correção do piso como a confecção de valas de escoamento de águas da chuva e cacimbas (ou bacias de contenção) para receber essa água.

Essas iniciativas estão previstas no rol de ações preventivas da Operação Corta-Fogo. Ao todo serão contempladas 30 unidades em todo o estado, totalizando quase 1,5 milhão de metros quadrados de aceiros e 132 mil metros quadrados de estradas. As empresas vencedoras da licitação são a CHG Engenharia e Construções, IGJ Paisagismo e Meio Ambiente e Invicta Construções e Dedetização. O início dos serviços está previsto para os primeiros dias do mês de agosto, com duração estimada de 60 dias.

Para saber mais sobre a Operação Corta-Fogo, visite a página no site da Fundação Florestal: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/programa-corta-fogo/