Com a conclusão do processo de desapropriação, a Fundação Florestal assume a responsabilidade de administrar a área de 8.127,30 hectares em meio ao Parque Estadual Serra do Mar.

Quando os representantes da Fundação Florestal e dos antigos proprietários chegaram à sede da antiga Fazenda Pirambeiras na manhã de 17 de junho passado, o “seu” Nelson já sabia o que fazer. Com o sentimento de dever cumprido, ele entregou as chaves do velho solar aos novos administradores.

O processo de desapropriação da antiga fazenda Pirambeiras vem desde 1982, quando toda a área, onde durante décadas anos funcionou a fazenda, se viu inserida em plena área de proteção ambiental, após a criação do Parque Estadual Serra do Mar em 1977.

Ao longo desses quase quarenta anos de negociações entre o estado e os representantes legais de Pirambeiras, muita coisa aconteceu. Os proprietários desocuparam o imóvel, as antigas construções sofreram a ação do tempo e a longa história daquele lugar se tornou uma lembrança transmitida para as novas gerações por relatos familiares.

Finalmente, chegou-se a um acordo que atendeu às expectativas dos proprietários bem como da administração estadual. Quem acompanhou essa narrativa desde a criação do PESM até o último minuto, no dia 17, foi o “seu” Nelson, que permaneceu cuidando da propriedade. Como reconhecimento ao seu trabalho dedicado, ele ganhou dos antigos patrões uma casa nova para onde levou a família e a mudança no mesmo dia.

A Fundação Florestal registra a importante atuação de Ana Elisa Sucar Pregnolato, representante dos antigos proprietários, na condução das negociações, além de ser, ela mesma, uma das proprietárias do imóvel. De agora em diante, Ana Elisa poderá acompanhar o trabalho contínuo de preservação do rico patrimônio que faz parte da história de sua família.

A área da Fazenda Pirambeiras ocupa parte dos Núcleos Bertioga e Padre Dória (do Parque Estadual Serra do Mar) e uma pequena parte do Parque Estadual Restinga de Bertioga, ambos criados em 2010. Dentro dos planos da atual gestão de ampliar e estimular a visitação pública, com o objetivo de criar uma mentalidade ambientalista, Pirambeiras deve receber investimentos para sua gradual adaptação em um atrativo para visitantes em busca de contato com a natureza em estado puro, como sempre aconteceu na história da Fazenda Pirambeiras.

Em tempo: A Fundação Florestal ofereceu uma de suas viaturas para ajudar o “seu” Nelson na mudança para a casa nova. A partir de agora, ele também começa a contar uma nova história.