O Termo de Cooperação é direcionado para a Estação Ecológica de Itapeti, APA Serra do Itapeti e APA da Várzea do Rio Tietê e tem duração prevista de 30 meses

No dia 10/06, a Fundação Florestal assinou um termo de cooperação técnica com a prefeitura do Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. O evento foi realizado no auditório da prefeitura e reforça o compromisso da Fundação Florestal e com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável no estado de São Paulo.

O objetivo da cooperação é a implementação de ações de educação ambiental, proteção e conservação em Unidades de Conservação sob a administração da Fundação Florestal e do município.

Durante a solenidade de assinatura do termo de cooperação, a diretora das Regiões Metropolitana e Interior, da Fundação Florestal, Lucilla Manzatti, fez uma apresentação sobre os principais aspectos do documento e apresentou um perfil sobre as unidades de conservação administradas pela Fundação Florestal na região.

A Fundação Florestal esteve representada pelo diretor executivo, Rodrigo Levkovicz, pelo gerente da Região Metropolita, Josenei Gabriel Cara, e pela gestora da APA Várzea do Rio Tietê e da Estação Ecológica de Itapeti, Katia Bastos Florindo.

Da parte da administração municipal de Mogi das Cruzes, o prefeito Caio Cunha abriu a cerimônia seguido da mensagem da secretaria Michele de Sá Vieira, que destacou a importância das parcerias com a Fundação Florestal.

O Termo de Cooperação firmado entre a Fundação Florestal e a Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes confere um aspecto mais operacional, com objetivos e prazos bem definidos, a uma relação institucional já consagrada por conta da presença de diversas modalidades de Unidades de Conservação no município e na região.

Mogi das Cruzes é um lugar privilegiado com remanescentes significativos da Mata Atlântica, grande biodiversidade, espécies ameaçadas de extinção, nascentes e legislação protetiva na APA Serra do Itapeti desde 1985.

O município possui oito Unidades de Conservação sob diferentes gestões. Sob a gestão da Fundação Florestal, constam a APA Serra do Itapeti, a APA da Várzea do Rio Tietê, a Estação Ecológica de Itapeti e o Parque Estadual da Serra do Mar (pequena área do Núcleo Itutinga-Pilões e limite com o Núcleo Bertioga).

Sob gestão da administração municipal, encontra-se o Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello. O município conta ainda três RRPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural): Botujuru-Serra do Itapeti, Hayana e a Mahayana; além de três parques urbanos e outros equipamentos de educação ambiental. Além disso, abriga parte do Parque das Neblinas.

Saiba mais sobre o Termo de Cooperação Técnica (Estação Ecológica de Itapeti, APA Serra do Itapeti e APA da Várzea do Rio Tietê)

Metas
• Integrar esforços entre a Fundação Florestal e a Município de Mogi das Cruzes na conservação de áreas naturais protegidas;
• Aplicar conhecimentos técnicos em ações de proteção, divulgação e sustentabilidade ambiental;
• Envolver a comunidade em atividades que restabeleçam laços de afetividade e proteção com os ecossistemas naturais.

Ações integradas de fiscalização
• Implementar ações do Programa Corta Fogo – SIMA;
• Elaborar e implementar projetos de Educação Ambiental, eventos relacionados a datas ambientais comemorativas;
• Apoiar tecnicamente a revisão do Plano de Manejo do Parque Municipal Francisco Affonso de Melo – Chiquinho Veríssimo;
• Identificar ações para implementação e divulgação de corredores ecológicos no território do município de Mogi das Cruzes;
• Logística e acesso à Estação Ecológica;
• Apoiar ações relacionadas ao Programa Município Verde Azul da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente.

Para saber mais sobre estas e outras Unidades de Conservação da Fundação Florestal, consulte o Guia ade Áreas Protegidas do estado de São Paulo.