O Programa Juçara ficou muito mais simples e fácil para quem precisa trabalhar. A Fundação Florestal atendeu a um pedido dos pequenos produtores e aumentou o prazo para a entrega das sementes de 15 para 30 dias. Além disso, para ser um fornecedor de sementes de juçara, o produtor não precisa ter CNPJ, nem ser ligado a uma associação ou cooperativa. Basta fazer o cadastro como pessoa física e mãos à obra.

Já podem se cadastrar associações de produtores, cooperativas, pequenos agricultores, pessoas físicas oriundas de agricultura familiar, assentados, quilombolas e comunidades tradicionais. As sementes adquiridas por meio deste chamamento serão utilizadas no repovoamento das Unidades de Conservação administradas pela Fundação Florestal, por meio do Programa Juçara.

A Fundação Florestal lembra que o valor pago pelo quilo das sementes despolpadas é de R$ 7,52. Neste segundo chamamento, foi incluída a possibilidade de agricultores familiares cadastrarem-se como pessoas físicas. O cadastramento como pessoa jurídica manteve-se idêntico ao primeiro chamamento. Vale lembrar que após a efetivação do credenciamento, o fornecedor de sementes terá até 30 dias para entregá-las à Fundação Florestal e o pagamento será feito após 30 dias da data de entrega.

Este chamamento ficará aberto até às 16h do dia 1º de julho de 2021. O edital pode ser encontrado na página do Programa Juçara no site da Fundação Florestal.

Quais são os critérios para fornecer sementes com qualidade:

• As sementes devem ter sido colhidas no ponto de extração de polpa (frutos com coloração roxo-brilhante e sem doenças);
  • Devem estar até 300 metros distantes de palmeiras de açaís ou híbridos;
  • Os municípios de coleta devem estar constar da lista do edital;
  • Que não tenham mais de 60 dias desde a coleta e que sejam armazenadas em câmaras frias ou à sombra.
  • O produtor deve deixar 1/3 dos frutos nas palmeiras para alimentação da fauna local.

O produtor deve ter em mente que a entrega das sementes deve feita por lotes, em embalagens de 25 kg de rafia ou sacarias de cebola. Elas devem conter etiquetas duráveis, com as seguintes informações: local, data da coleta, número estimado de matrizes fornecedoras ao lote, quantidade em quilos, nome do coletor e responsável pela coleta de sementes, número de lote, nome do sítio de coleta.

Sobre o Programa de Conservação da Palmeira Juçara

O Programa da Fundação Florestal* se propõe a três grandes desafios no prazo de dez anos: oferecer aos pequenos agricultores regionais uma opção de trabalho com a colheita e vendas das sementes para reflorestamento; recuperar grandes áreas originalmente cobertas por palmeiras-juçara e, por fim, resgatar o delicado equilíbrio ecológico entre a palmeira e centenas de aves e mamíferos que se alimentam de seu fruto.

O primeiro lanço de sementes está marcado para o 22 de junho, às 10 horas, sobre uma área de 40 hectares do Parque Estadual Carlos Botelho, no município de São José Arcanjo, a 200 km de São Paulo. Diferentemente do lançamento experimental por helicóptero ocorrido em dezembro, dessa vez serão usados os modernos drones Matrice 600 PRO da marca DJI.

Para saber mais, acesse a página do Programa Juçara.

* O Programa Juçara constitui uma iniciativa da FF em parceira com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Regional, Secretaria de Desenvolvimento Econômico (por meio do Programa Vale do Futuro), Instituto Florestal, Instituto Botânico, Itesp, Ibama, universidades, prefeituras, entidades da sociedade civil, pequenos agricultores e comunidades tradicionais.