Reunião de abertura de envelopes de interessados em fornecer sementes de palmeira-juçara credencia oito inscritos. Haverá novo chamamento em breve.

No dia 30 de abril passado, a Comissão de Credenciamento do chamamento público para a aquisição de 28 toneladas de semente de palmeira-juçara  realizou reunião por meio de chamada de vídeo para receber e analisar os documentos apresentados pelos interessados em vender sementes de palmeira juçara à Fundação Florestal.

O objetivo do chamamento, conforme matéria publicada neste site em 13 de abril passado, é o credenciamento de associações, cooperativas, agricultores familiares, assentados, quilombolas e comunidades tradicionais para o fornecimento de sementes de palmeira-juçara (Euterpe edulis) para atender aos objetivos do Programa Juçara, que prevê, dentre outras ações de conservação, o repovoamento dessa espécie em Unidades de Conservação sob gestão da Fundação Florestal.

A reunião declarou oficialmente encerrado o prazo para entrega de documentos, ocorrido no dia 28 de abril. Até a data, haviam sido recebidos 17 envelopes com documentos para habilitação e credenciamento. Na reunião de trabalho, os documentos foram examinados e tiveram sua validade confirmada pela comissão. Após a consulta aos sites oficiais de informações sobre sanções administrativas e de informações sobre a situação fiscal dos interessados, oito dos pedidos de credenciamento foram aceitos por estarem em dia com suas obrigações fiscais, conforme determina a lei.

As entidades e agricultores habilitados até o momento são:

• Cooperativa dos Agricultores Familiares de Eldorado (21.111.597/0001-11)
  • Cooperfloresta – Cooperativa dos Agricultores Agroflorestais de Barra do Turvo, Adrianópolis e Bocaiuva do Sul (17.947.002/0001-95)
  • Cooperágua – Cooperativa Agropecuária de Produtos Sustentáveis do Guapuruvu (10.218.502/0001-47)
  • Coopafasb – Cooperativa da Agricultura Familiar de Sete Barras (16.952.545/0001-38)
  • Associação Quilombo Ivaporunduva (00.898.620/0001-90)
  • AAGFAM – Associação dos Agricultores Familiares de Cajati (12.377.171/0001-13)
  • Alexandre Severo dos Santos (732.111.840-15)
  • Natalia Andrade (228.505.968-09)

O Comitê gestor do Programa Juçara realiza no próximo dia 6 de maio, quinta feira, das 9h às 12h, um curso online dirigido aos produtores já credenciados sobre as boas práticas relacionadas à colheita, beneficiamento e formação de lotes das sementes de juçara a serem entregues à Fundação Floresta. O curso pode ser visto pelo canal de Youtube da Fundação Florestal ou pelo link:

Nos próximos dias, haverá novo chamamento público para o cadastramento de outros fornecedores de sementes. Todas as atualizações sobre o encaminhamento do processo podem ser acompanhadas nesse site.

O Programa Juçara constitui uma iniciativa da FF em parceira com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Regional, Secretaria de Desenvolvimento Econômico (por meio do Programa Vale do Futuro), Instituto Florestal, Instituto Botânico, Itesp, Ibama, universidades, prefeituras, entidades da sociedade civil, pequenos agricultores e comunidades tradicionais. Além da questão ambiental, o programa procura apoiar as comunidades tradicionais por meio do estímulo à criação de meios de produção que lhes permitam uma existência digna e a preservação de seus modos de vida. Para saber mais, visite a página do Programa Juçara no site da Fundação Florestal.