O controle da visitação faz parte da política de gestão da Fundação Florestal cujo objetivo é estimular o uso público com proteção ao ambiente e segurança ao visitante

A Fundação Florestal, em parceria com a prefeitura de Cubatão, reativou a Trilha Cachoeira Véu da Noiva, localizada no Parque Ecológico Perequê. A partir de agora, as visitas precisam ser agendadas no site de vendas de ingressos e devem obrigatoriamente incluir o acompanhamento de um monitor ambiental cadastrado.

Antes desse ordenamento, com visitação proibida, o local recebia centenas de pessoas, que inadvertidamente acabavam contribuindo com a degradação da área. O resultado quase sempre era a supressão de vegetação para a abertura de picadas na mata e o acúmulo de lixo, dentre outros ilícitos ambientais. Com a nova medida, a expectativa é que os próprios monitores ambientais ajudem a fiscalizar e preservar a área.

A Fundação Florestal, com o apoio do governo do estado, reestruturou a trilha que estava em péssimas condições de acesso. Também foram instaladas pontes, escadas, corrimões, eliminando os riscos de queda existentes antes das obras.

A Trilha Véu da Noiva é um atrativo natural gerenciado pelo Núcleo Itutinga-Pilões, uma das 11 unidades administrativas do Parque Estadual da Serra do Mar. Segundo Patricia Rodrigues, gestora da unidade, a melhor maneira de preservar é permitir a visitação pública com parceiros que ajudem a conscientizar o visitante e a fiscalizar as visitas. “Com o apoio da Polícia Ambiental e dos próprios monitores autônomos cadastrados, poderemos eliminar, em pouco tempo, a visitação clandestina e desordenada, contribuindo com a preservação da área”, diz Patricia.

Para agendar a visita, deve-se acessar o site: ingressosparquespaulistas.com.br (a contratação de monitores cadastrados é feita no momento do agendamento).

Os monitores foram capacitados e treinados por mais de quatro meses pela unidade e são autorizados para atuar na área. Essa é uma opção de trabalho que gera trabalho e renda para a comunidade local. Vale lembrar que os valores cobrados pelos monitores não sofrem interferência da Fundação Florestal.

A gestão da unidade reforça a importância de conhecer o local que se pretende visitar antes de contratar o passeio. Muitas trilhas têm acesso proibido e pessoas que se dizem guias que adentram em Unidades de Conservação sem autorização.

As operações conjuntas de fiscalização são realizadas periodicamente e visam a orientar e autuar pessoas que insistem em invadir a área sem a presença de um monitor e sem autorização da instituição. As multas variam de R$ 1.000 a 10 mil conforme artigo 70, parágrafo 2º da Portaria SMA 48/2014.

Para se certificar de que o monitor/guia que está contratando é realmente cadastrado e autorizado a realizar o passeio, entre em contato com a gestão da Unidade:
Tel.: (13) 3361 8250 ou (13) 3377 9154 / Email: pesm.itutingapiloes@fflorestal.sp.gov.br

A FF é a instituição responsável pelo atendimento, limpeza e segurança do local. Esse trabalho só é possível com a cobrança da tarifa de ingresso. Embora os atrativos do Núcleo Itutinga-Pilões ainda não tenham essa cobrança, as tratativas estão encaminhadas e o valor do ingresso deverá ser R$ 16 por pessoa, além da obrigatoriedade de contratação do monitor ambiental. Essas informações estão sempre disponíveis no site de vendas de ingressos e/ou agendamento de visitas.