Os trabalhos foram realizados pela equipe da própria unidade, da prefeitura de São Bento do Sapucaí e por escaladores voluntários da região.

Aproveitando o fechamento da unidade para a visitação pública, devido às restrições da Fase Vermelha do Plano São Paulo, a Fundação Florestal e a Prefeitura de São Bento do Sapucaí realizaram obras de manutenção nas escadas da face norte da Pedra do Baú, com apoio de escaladores da região.

Os trabalhos foram realizados em janeiro com o objetivo de garantir maior segurança aos visitantes. Antecipando a reabertura do atrativo, foram substituídos degraus que necessitavam de manutenção, além da instalação de novos degraus em pontos estratégicos da via.

Os trabalhos de manutenção em encostas de montanha são especialmente difíceis porque exigem da equipe não apenas a experiência profissional, mas também a prática segura de escalada de montanhas. Todo o processo é realizado com equipamentos de segurança para garantir a integridade da equipe. O objetivo final é oferecer ao visitante trilhas seguras em todo o percurso, desde a demarcação do circuito até a correta afixação de degraus e ganchos de apoio nas rochas.

Dentro do cronograma de reparos e de manutenção, está prevista para a primeira quinzena de fevereiro a manutenção da Trilha da Ana Chata, que contará com o apoio de agência de turismo da região.

Para saber mais sobre o Monumento Natural Pedra do Baú, visite o Guia de Áreas Protegidas: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/