A Pedra Grande é um símbolo do município de Atibaia, com o qual a maior parte dos atibaienses possui relação afetiva. As memórias dessa bela obra da natureza se entrelaçam com as histórias pessoais e remetem a lembranças familiares, de amigos e momentos da vida. Com a frequência de visitas cada vez maior e a relevância ambiental da área, fez-se necessária a criação de regras para o território, o que resultou, em 2010, na criação de duas Unidades de Conservação: o Monumento Natural Estadual (MoNa) da Pedra Grande e o Parque Estadual do Itapetinga (PEITAP), ambos sob gestão da Fundação Florestal, entidade ligada à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Ao longo desse período, regramentos específicos têm sido criados para garantir a conservação ambiental com a intensa visitação que a laje da Pedra recebe. Em 2018 foi publicado o Plano de Manejo do MoNa Pedra Grande (resolução SMA nº 118/2018) e em 2020, o Plano de Uso Público (Portaria Normativa FF/DE nº 325/2020), o qual estabelece regramentos voltados às área de maior visitação, como o chamado “Complexo de Visitação Laje da Pedra Grande”, território que abrange partes do Parque Estadual do Itapetinga, Monumento Natural Estadual da Pedra Grande, e Parque Natural Municipal da Grota Funda.

Dada a necessidade de apoio à implementação das normas do Plano de Uso Público, assim como o potencial dos benefícios sociais, econômicos e ambientais, a Prefeitura da Estância de Atibaia criou o Concurso de Projeto nº 003/2020. Com isso, foi assinado o Termo de Parceria nº 028/2020 com a Associação Serra do Itapetinga Movimento pela Biodiversidade e Organização dos Setores Ecológicos (SIMBiOSE), vencedora deste edital público. Este projeto é realizado em parceria com o Clube Atibaiense de Voo Livre (CAVL) e a Fundação Florestal.

Nestes dois primeiros meses de trabalho, o processo de ordenamento da visitação da laje da Pedra Grande coletou informações interessantes para serem compartilhadas com a sociedade (veja o infográfico abaixo). De 10 de outubro a 10 de dezembro, pouco mais de 18 mil pessoas subiram até a Pedra Grande para apreciar a vista a partir dessa unidade de conservação. Inicialmente os dados dos dias de semana não foram coletados, apenas nos fins de semana. Dessa maneira, estimamos que pelo menos 200 pessoas por semana visitaram a Pedra Grande nesse período, o que resulta em um total possível de visitantes de mais de 19 mil pessoas nos dois meses.

É importante pontuar que deste total de visitantes, 22% são moradores e moradoras de Atibaia, ou seja, 3.900 pessoas locais. Dessa maneira, quase 80% dos visitantes, mais de 14.000 pessoas, vieram de algum outro município para apreciar as belezas naturais que o Monumento Natural Estadual da Pedra Grande oferece.

Ao detalharmos a origem destes turistas percebemos que há um alto percentual de moradores e moradoras da capital paulista, mais de 5.000 pessoas. Além disso, há visitantes registrados de 188 municípios de 16 estados do Brasil e de seis países: China, Coréia do Sul, Estados Unidos da América, França, Japão e Portugal.

Apesar das deficiências da infraestrutura local, vemos que a procura por visitação na Pedra Grande é elevada e pode ultrapassar as 100 mil visitas anuais. O desenvolvimento deste projeto busca agregar ainda mais informações de qualidade à experiência do visitante, assim como elucidar as vantagens da conservação desse ecossistema com a geração de renda em Atibaia em parceria com os diversos segmentos da sociedade que utilizam desse bem que a natureza nos presenteou.