O espaço que fica no Parque Estadual Serra do Mar foi liberado para visitação pública com o acompanhamento de monitores locais.

A Fundação Florestal, em parceria com a prefeitura do município de Santo André, reativou para visitação pública a Trilha do Poço Formoso, área que, parte fica dentro do Parque Estadual Serra do Mar, e parte nos limites da Região de Paranapiacaba. Agora, o turista pode agendar o passeio e contratar um monitor autônomo para acompanhar o percurso pelo site de vendas de ingressos dos parques paulistas.

A trilha estava fechada desde março/2020 por medidas de segurança, mesmo interditada, recebia grupos de turismo que estavam causando danos ao meio ambiente como acúmulo de lixo e estrago da vegetação. Agora, com a regulamentação e obrigatoriedade da presença de um monitor, a expectativa é a de que haja mais consciência e proteção à natureza.

Para Patrícia Rodrigues, gestora Núcleo Itutinga-Pilões, onde fica a trilha, “a melhor maneira de preservar é autorizando a visitação pública com monitores ambientais que ajudam a orientar e conscientizar o turista”.

Os profissionais autorizados a acompanhar os visitantes pertencem às comunidades locais e são capacitados e treinados para o acompanhamento de turistas. O valor cobrado por cada um é livre e não tem interferência da Fundação Florestal.

Paralelamente ao trabalho de visitação e conscientização feito pelos agentes de monitoria, a FF promove com a Polícia Ambiental operações conjuntas de fiscalização para orientar e alertar os visitantes sobre a obrigatoriedade da presença do monitor.

Sobre a trilha. A Trilha do Poço Formoso é destinada aos praticantes de ecoturismo e aventura e conta com uma caminhada de 4,7 km em meio à Serra do Mar, descendo em sentido ao Rio Mogi, atravessando córregos e rios, com parada em um mirante com vista para a Baixada Santista. Ao final da trilha, os visitantes podem tomar banho nas piscinas naturais do Rio Mogi. Durante a epidemia da Covid-19, agora com a fase laranja, o limite de número de visitante e de 40% do potencial de visitantes da trilha.

Visitas monitoradas. As visitas se dão de forma monitorada e os telefones dos guias cadastrados na Unidade serão indicados na hora da aquisição dos ingressos através do site. O site para adquirir o ingresso é: https://ingressosparquespaulistas.com.br/parques/pesm-itutinga-piloes-vila/

Outras trilhas. Continuam fechadas para visitação as seguintes trilhas: Fumaça, Cachoeira Lago Cristal, Raiz da Serra, Funicular, Poço das Moças, Pedra Lisa, Rio Mogi e Cachoeira das Torres, por questões de segurança e domínio de áreas.

Em caso de dúvidas entrem em contato com a Gestão da Unidade para saber se o monitor/guia que esta contratando é cadastrado na Unidade e autorizado a realizar o passeio, bem como, se o local permite visitação pública.

Sede Administrativa da Unidade. O telefone é (13) 3361 82 50 ou (13) 3377 91 54. E-mail: pesm.itutingapiloes@fflorestal.sp.gov.br / Instagram: itutingapiloes_pesm. O horário de visitas é das 9h às 16h, de terça a domingo, sendo que o horário de chegada se dá às 9h com tolerância de 15 minutos para chegada.

Legislação. Entrar uma área de proteção ambiental, cuja visitação pública ou permanência seja, vedada é uma infração passível de multa de R$ 1.000,00 a R$ 10.000,00, de acordo com o artigo 70, parágrafo 2º da SMA 48/2014.

O Núcleo Itutinga-Pilões foi criado pela incorporação das antigas Reserva Estadual da Serra do Mar, Reserva de Rio Branco-Cubatão e Reserva de São Vicente ao Parque Estadual da Serra do Mar, no ano de 1977. (Foto: Sukita)