RPPNs são uma modalidade de Unidade de Conservação criada voluntariamente pelo proprietário da terra com o objetivo de preservar a diversidade biológica para as futuras gerações. 

Neste domingo (31), comemora-se o Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), unidades de conservação (UCs) de domínio privado e perpétuo, que têm o objetivo de conservar a biodiversidade, sem que haja desapropriação ou alteração dos direitos de uso da propriedade.

No estado de São Paulo, há atualmente 105 RPPNs. Desse total, 56 foram reconhecidas pelo Programa RPPN Paulistas da Fundação Florestal de São Paulo, por meio de resoluções do Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente – SIMA.

Pessoas físicas, jurídicas, ONGs, entidades civis ou religiosas podem requerer o reconhecimento total ou parcial de suas propriedades como RPPN, desde que sejam os legítimos proprietários da área.

Por meio de iniciativas de apoio para os proprietários, a SIMA implementou o Projeto de Crédito Ambiental Paulista para as RPPN, de Pagamento por Serviços Ambientais – PSA. Outra iniciativa é o Plano de Apoio à Proteção das RPPN realizado por meio da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB), Federação das Reservas Ecológicas Particulares do Estado de São Paulo (FREPESP), Fundação Florestal de São Paulo e com o Comando de Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo.

Para saber mais sobre as RPPN: http://bit.ly/RPPNsima

 

Jornada de Educação Ambiental para RPPNISTAS

A Fundação Florestal de São Paulo, por meio do Programa RPPN Paulistas realizou nos dias 13, 20 e 27 de janeiro, a Jornada de Educação Ambiental para RPPNISTAS, com transmissão ao vivo pela plataforma do Youtube.

O evento teve o apoio da Federação das Reservas Ecológicas Particulares do Estado de São Paulo – Frepesp e da Assessoria Técnica de Educação Ambiental da Fundação Florestal e contou com a participação de inúmeros especialistas.

Temas relacionados às práticas educativas em contato com a natureza, ecoturismo, políticas públicas pertinentes, organização e segurança em programas de visitação, banho de floresta, atividades inovadoras de educação ambiental desenvolvidas em inúmeras RPPNs foram alguns dos tópicos abordados.

O objetivo do evento é prestar apoio e orientação aos proprietários de RPPNs nas ações de educação ambiental em suas unidades de conservação.

 

Acima: Trabalhos de educação ambiental – RPPN Vuturussu – Município de Santana de Parnaíba

Capa e imagem acima: RPPN Besouro de Fogo – Município de São José do Barreiro (Foto: Sándor Diniz Kiss)