O grupo Inclusão Radical, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, cuja missão é garantir as Pessoas com Deficiência (PcD) o acesso às atividades outdoor, realizou no último dia 28 de novembro uma visita ao Núcleo Cabuçu do Parque Estadual da Cantareira com o objetivo de percorrer a Trilha da Cachoeira, principal trilha do parque, com pessoas portadoras de deficiência. O evento contou com a parceria da instituição Elas Outdoor SP, um grupo de mulheres trilheiras, aventureiras e amantes do mundo outdoor; e da Fundação Florestal.
A atividade teve com a participação de vinte e duas pessoas, incluindo Talita Dornelas, psicóloga e atleta de 35 anos, que pela primeira vez teve a oportunidade de realizar uma trilha. Para que isso fosse possível, o Inclusão Radical utilizou a “Julietti” (atualmente sob licença de comercialização da empresa Kit Livre), uma cadeira de rodas adaptada para trilhas e montanhismo. A cadeira foi conduzida por um grupo de mulheres integrantes do Elas Outdoor SP.
A Trilha da Cachoeira possui extensão de 5,2 km (ida e volta) que permeia áreas nativas de Mata Atlântica. Seu elevado grau de dificuldade é resultado do terreno altamente acidentado e íngreme, porém a dificuldade é recompensada com uma exuberante queda d’água ao fim da trilha.
A atividade foi concluída com sucesso, o que ressalta a importância da infraestrutura acessível e ações inclusivas nos parques, permitindo que todos, independentemente de suas limitações, tenham contato com a natureza e que possam usufruir de seus benefícios.
***
Sua instituição ou ONG também pode organizar passeios inclusivos em trilhas especialmente adaptadas para pessoas com deficiência física ou intelectual nos parques estaduais paulistas. Faça contato conosco para conhecer as opções e programar a visita de seu grupo: eventos@fflorestal.sp.gov.br