No evento de inauguração, um grupo de convidados percorreu a nova trilha singletrack de 4 km.

No último dia 28 de novembro, a Fundação Florestal e o Legado das Águas inauguraram o primeiro produto resultado do Termo de Autorização de Uso (TAU) destinado aos amantes de mountain bike: a percurso singletrack Tamanduazinho. O lançamento aconteceu durante o 2° Workshop Rota de Aventura, organizado pelo Legado das Águas. Durante o encontro, houve diversas palestras mostrando a evolução do mountain bike no Brasil e as tendências para o crescente uso da bicicleta tanto como meio de transporte como de lazer registrada em todo o mundo. O singletrack é uma modalidade de mountain bike para terrenos acidentados, com uso de bicicletas especialmente desenhadas para esse fim e equipamentos de segurança.

Um grupo de convidados percorreu os quatro quilômetros da nova trilha e, no final do percurso, os bikers renovaram as energias com um mergulho na Cachoeira do Tamanduazinho, localizada na divisa entre o Legado das Águas e o Parque Estadual Jurupará, duas áreas de grande importância para o corredor ecológico de Mata Atlântica.

Estiveram presentes no evento, representando a Fundação Florestal, o diretor adjunto da DLS (Diretoria Litoral Sul, Vale do Ribeira e Alto Paranapanema), Danilo Angelucci de Amorim, a gestora do Parque Estadual Jurupará, Esllen Moreira da Silva, a assessora da Diretoria Adjunta, Lucimara Zanetti, e o gerente da DLM, Josenei Gabriel Cará. O legado das Águas foi representado pelo gestor de Uso Público, William Mendes.

O Legado das Águas é a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil. Trata-se de uma área de 31 mil hectares nos municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira, estado de São Paulo. Um lugar que alia proteção da floresta e desenvolvimento de pesquisas científicas à atividades da nova economia, como a produção de plantas nativas e o ecoturismo. Foi fundado em 2012 e é mantido pela Votorantim S.A.

O novo atrativo está localizado a 86 km de São Paulo, e será operado pelo Legado da Águas. A nova trilha tem quatro quilômetros dentro da mata e o percurso poderá ser percorrido em média em quatro horas, partido do Parque Estadual Jurupará até o ponto de chegada no Legado das Águas. Para percorrer a nota trilha é necessário adquirir o ingresso pelo site https://legadodasaguas.com.br/