No mesmo dia em que a Fundação Florestal (FF) celebrou seus 34 anos de conservação e proteção à natureza, neste 1º de julho, teve início o curso de aperfeiçoamento para um monitor ambiental no Parque Estadual Carlos Botelho (PECB).

A bolsa de estudos foi doada pela empresa Jatobá Brasil Investimentos Florestais, que possui uma propriedade contígua à área do parque, por intermédio do Instituto Manacá, organização da sociedade civil (OSC).

Pelo período de um ano, o valor mensal de R$ 500 custeará os estudos de aperfeiçoamento do monitor ambiental contratado pela OSC. Aluno aplicado, que vive em uma comunidade no município de Sete Barras, ele já possui cursos na área realizados pela Fundação Florestal, prefeitura municipal e Universidade Federal de São Carlos.

O aperfeiçoamento terá atividades práticas e de educação ambiental no próprio parque, que possui mais de 37 mil hectares e abrange partes dos municípios de Capão Bonito, São Miguel Arcanjo e Sete Barras.

O monitor ambiental tem a responsabilidade de propiciar um passeio agradável aos visitantes, e, ao mesmo tempo, introduzi-los no rico e interessante universo das trilhas e dos ambientes conservados. Seus procedimentos são fundamentados nos conceitos e práticas da educação ambiental e no conhecimento prévio do local, garantindo a qualidade da visita.

A parceria foi firmada por meio de Termo de Patrocínio e Doação. A empresa doadora é especializada em reflorestamento, silvicultura e manejo florestal, entre outros programas relacionados à sustentabilidade.