A Fundação Florestal (FF) promoveu, na segunda-feira, 31 de agosto, a primeira edição da Jornada da Flora, com o tema Recuperação e Espécies Exóticas Invasoras (EEI), por videoconferência. A ideia é nivelar as informações e obter subsídios a protocolos para prevenção, mitigação e controle EEI da flora nas Unidades de Conservação (UC).

Na abertura da jornada, o subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani, ressaltou a relevância de trabalhar a temática da gestão das UCs, de forma ampla e coordenada, com o apoio dos pesquisadores. “A pesquisa ambiental, feita em institutos e universidades, tem se revertido em práticas e melhorias para a gestão, refletindo a importância para o trabalho que desenvolvemos.”

No encontro, especialistas discutiram a estratégia nacional para EEI; guia de orientação para o manejo em UCs; ecologia de plantas aplicadas ao controle de invasoras; plantas invasoras na Mata Atlântica: problemas e soluções; a experiência do Grupo de Recuperação Ambiental da FF; diretrizes para a construção de um protocolo mínimo institucional e espécies prioritárias e urgentes para um planto de implementação nas UC.

O diretor executivo da FF, Rodrigo Levkovicz, explicou que a instituição tem feito um trabalho cada vez mais articulado com os setores da pesquisa e da gestão ambiental, fundamental para o sucesso das estratégias que precisam ser implementadas. “E esta jornada é o início de uma conversa que vai se efetivar com as ações em campo”, ressaltou.

As próximas edições da jornada vão debater a Conservação e Conectividade, Uso Econômico e Perspectivas Globais (mudanças climáticas, Objetivo do Desenvolvimento Sustentável – ODS).

Acesse aqui e confira a jornada: