Nas empresas modernas já nem se discute mais o importante papel que um Relatório de Gestão bem estruturado e transparente pode desempenhar tanto no clima organizacional quanto na definição de novos rumos da administração.

O clima organizacional, por sua vez, adquire uma relevância ainda maior nesse período surpreendentemente complexo pelo qual passa o mundo em decorrência da Covid-19. A desarticulação de grupos de trabalho pode se tornar uma das maiores ameaças que a administração empresarial pode sofrer em qualquer circunstância, mas quando essa desarticulação ocorre dentro de um contexto de temor generalizado, o papel do gestor eficiente adquire ainda mais relevância.

Nesse contexto, a fluidez e a transparência da comunicação interna merecem um tratamento preferencial. A comunicação integrada pode rearticular equipes de trabalho e resgatar o espírito da corporação.

Levando em consideração todas essas circunstâncias, a diretoria executiva da Fundação Florestal trabalhou por semanas na produção do mais completo Relatório de Gestão já publicado pela instituição. Embora os dados apresentados cubram o período de janeiro a junho de 2020, que coincide com o distanciamento social, os resultados surpreendem positivamente revelando o acerto das iniciativas da atual gestão.

Para além da exposição de números e gráficos, o relatório se tornou um grande portfolio de apresentação de uma das instituições mais estratégicas do estado, como é a instituição que trabalha com a criação, gestão de áreas de proteção ambiental.

Se o objetivo inicial era produzir um documento técnico para uso interno, o resultado do trabalho, tanto ao nível gráfico quanto pelo detalhamento e consistência das informações, fez dele um material de consulta agradável que merece ser amplamente divulgado.

Esperamos que a difusão desse documento promova um estímulo em todas as iniciativas, tanto do poder público quanto da sociedade civil, sobre a importância da gestão ambiental para o futuro do planeta.

Para acessar o Relatório de Gestão da Fundação Florestal – Janeiro/Junho 2020, clique aqui.