A Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA), localizada em Rio Claro, está se preparando para receber os visitantes na reabertura da Unidade de Conservação de Uso Sustentável, ainda sem data. O local está fechado desde o dia 21 de março, devido à pandemia do COVID-19 (Novo Coronavírus) em cumprimento ao decreto de quarentena que vigora no estado.

As equipes realizarão os trabalhos seguindo o Programa de Manejo Florestal e de Recuperação de Áreas Degradadas, que inclui um inventário arbóreo com informações sobre suas condições físicas e biológicas, localização, espécie e quantidade da madeira a ser manejada.

Dentre as ações previstas, está a retirada de árvores caídas ou com risco de queda, o que trará mais segurança ao público. Nesse verão, mais de 90 troncos foram recolhidos. A área é predominantemente formada por eucaliptos, plantados há muitos anos e podem ser vistos nas trilhas autoguiadas.
O estudo de risco de queda de árvores inclui a avaliação do estado fitossanitário da copa, do tronco e da base; de senescência; do solo; grau de inclinação; tortuosidade do tronco; injúrias mecânicas; e a presença de pragas, considerando-se uma distância de até 30 metros das estradas de acesso, principais aceiros e trilhas.

A remoção da madeira também contribui para a prevenção de incêndios florestais, visto que o material é propagador de fogo, especialmente nas temporadas de calor e de clima seco.

Tanto o inventário, quanto o planejamento das ações de manejo florestal, foram aprovados pelo Ministério Público Estadual, por meio do GAEMA de Piracicaba; do Conselho Consultivo da FEENA e da CETESB.