O evento, organizado pela Fundação Florestal, tem por objetivo coletar informações e subsídios para a criação de protocolos para controle de EEI nas Unidades de Conservação (UC).
A “Primeira Jornada da Flora – Espécies Exóticas Invasoras” está prevista para ocorrer no próximo dia 31 de agosto, das 14 às 17 horas, com transmissão ao vivo pelo canal de Youtube da Fundação Florestal.
Segundo a comissão organizadora, o encontro foi planejado inicialmente como como um workshop presencial com os objetivos de reunir especialistas para discutir os quatro grandes temas relacionados à conservação: Recuperação e espécies exóticas invasoras , Conservação e Conectividade, Uso Econômico e Perspectivas Globais (mudanças climáticas, ODS) , todos sob o aspecto da flora, tendo como base o diagnóstico realizado pela Fundação Florestal, além da consulta realizada junto aos gestores de diferentes categorias de unidades de conservação do Estado. O resultado desse encontro deverá trazer informações e definições que devem contribuir para a construção e aprimoramento das políticas públicas da FF,
Veja, a seguir, a atividades programadas para o encontro:
14h: Abertura
Com a presença de Marcos Penido, Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente; Eduardo Trani, Subsecretário de Meio Ambiente; Gerd Sparovek, Presidente da Fundação Florestal e Rodrigo Levkovicz, Diretor Executivo da Fundação Florestal.
14h20 – Estado da Arte.
“Estratégia Nacional para EEI e Guia de Orientação para o manejo de EEI em UC Federais”, por Alexandre Bonesso Sampaio, do ICMBio/MMA.
“Grupo Técnico sobre EEI no Estado de São Paulo”, Cristina Azevedo (Coordenadoria de Planejamento Ambiental) e Carolina Born (Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade/SIMA) e
“EEI no Estado de São Paulo, espécies prioritárias e recomendações de estratégias pela sociedade civil” com, Silvia Ziller (Instituto Hórus).
14h50 – Pesquisa.
“Ecologia aplicada ao controle de plantas invasoras: estado da arte e lacunas do conhecimento para o Cerrado em SP”, com Giselda Durigan (Instituto Florestal”, e
“Plantas invasoras na Mata Atlântica: problemas e soluções”, com Natália Ivanauskas (Instituto Florestal).
15h20 – Gestão
“Experiências do Grupo de Recuperação Ambiental da FF”, com Karina de Toledo (FF), apresentado por Natalia Poiani Henriques, do Parque Estadual do Aguapeí.
“Parque Estadual Furnas do Bom Jesus”, com Gabriel Henrique Sant’ana Pereira (FF),
“Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Santa Virginia”, com João Paulo Vilani (FF).
15h40: Debate.
“Diretrizes para a construção de um protocolo mínimo institucional” e “Espécies prioritárias e urgentes para um Plano de Implementação nas UC”.
16h40: Encerramento.
Encaminhamentos e compromissos, com Rodrigo Levkovicz, Diretor Executivo da Fundação Florestal.
Para assistir e participar, é preciso fazer inscrição antecipada pelo link https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/eventos/jornada-da-flora/
A página do Youtube da Fundação Florestal pode ser acessada em YouTube: https://bit.ly/YFFLORESTAL
Para mais informações, jornadadadaflora.ff@gmail.com