Na próxima segunda-feira (13), a Fundação Florestal (FF), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), reabrirá duas das 34 Unidades de Conservação (UC’s) com visitação pública no Estado, localizadas na Região Metropolitana de São Paulo. O anúncio feito pelo governador João Doria, e pelo secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), Marcos Penido, nesta sexta-feira (10) será publicado em decreto no Diário Oficial nos próximos dias.

Os parques naturais Jaraguá e Cantareira (Núcleo Pedra Grande), administrados pela FF, estarão abertos com restrições de portões, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, cujas visitas deverão ser agendadas com antecedência mínima de 24 horas por meio do Site da Fundação Florestal (https://ingressosonline.fflorestal.sp.gov.br/). As reservas são obrigatórias mesmo para as Unidades que não possuam cobrança de ingresso e têm limite de cinco pessoas por cadastro/CPF, inclusive crianças. Será respeitada a ordem de agendamento e o limite de 30% da capacidade dos parques.

Espaços fechados como bibliotecas, salas de atividades, museus e orquidários permanecerão com restrição. Será recomendada visita ao parque apenas para atividades físicas individuais como corridas, caminhadas, ciclismo, entre outras, sempre respeitando o distanciamento social de 1,5 metro entre as pessoas. Não é recomendado o uso de quadras e parquinhos.

Em todos os locais, a limpeza e desinfecção dos banheiros serão intensificadas. O uso de máscara continuará obrigatório, bem como o distanciamento social. Os permissionários de alimentação deverão seguir as regras específicas do setor e haverá totens com álcool gel em pontos estratégicos. Recomenda-se o uso de garrafas de água e squeezes individuais.

Faixas e cartazes com informações dos protocolos foram instaladas em pontos estratégicos para que os usuários frequentem os parques de forma consciente.

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente vai monitorar as atividades e comportamento da população nos espaços durante as primeiras semanas para deliberar sobre a abertura integral.

Os protocolos estarão disponíveis na tarde desta sexta-feira (10) no site da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/. Também serão publicados no Diário Oficial do Estado.

Para mais informações sobre as Unidades de Conservação, acesse o Guia de Áreas Protegidas da Fundação Florestal.

PARQUE ESTADUAL DA CANTAREIRA – NÚCLEO PEDRA GRANDE

Na próxima segunda-feira (13), o Núcleo Pedra Grande, no Parque Estadual da Cantareira, estará aberto para visitantes, com agendamento prévio online, para acesso à Trilha e o Mirante da Pedra Grande, localizados cerca de 3,5 km da portaria. O horário de funcionamento é das 10h às 16h e a subida para a Pedra Grande é somente até às 14h.

Ressalvadas as orientações gerais, a visitação no PE Cantareira deverá observar:

O acesso será realizado pelo portão principal e com limitação diária de 500 pessoas por dia. Monitores ambientais realizarão a aferição de temperatura, visitantes em estado febril acima de 37o C não poderão entrar no parque.

A realização de piquenique no Mirante da Pedra Grande, prática comum no local, não está permitida.

Um vigilante motorizado ficará disponível durante todo o percurso da Trilha da Pedra Grande para orientações. Também haverá um monitor ambiental fixo na bifurcação do acesso ao lago, para informações sobre percurso a ser seguido.

Sanitários masculino e feminino estarão disponíveis na portaria de entrada e no mirante, com controle do número de pessoas por uso. A higienização dos banheiros será intensificada, com utilização de produtos à base de cloro. Estarão disponíveis aos visitantes sabonetes líquidos e álcool em gel 70% nos sanitários e em pontos estratégicos.

Em toda a extensão de ruas e calçadas do mirante será realizada lavagem rotineira com água pressurizada, sem o uso de produtos químicos, a fim de não impactar a fauna, a flora e os recursos hídricos locais.

Nesta etapa permanecem fechados os outros três Núcleos da Unidade: Águas Claras, Engordador e Cabuçu.

Serviço:
Núcleo Pedra Grande
Rua do Horto 1799, Horto Florestal

PARQUE ESTADUAL DO JARAGUÁ

Ressalvadas as orientações gerais, a visitação no PE Jaraguá observar:

Mediante agendamento prévio online, a entrada no Parque Estadual do Jaraguá será pelo início da Estrada Turística do Jaraguá, portaria 2. No local, um porteiro e dois monitores ambientais estarão disponíveis para orientações e ordenamento. A portaria 3 funcionará para estacionamento de veículos.

Será realizado monitoramento da temperatura corporal dos visitantes. Pessoas em estado febril, acima de 37 graus, não poderão acessar o parque. Haverá um totem com álcool em gel 70% na entrada da Unidade e em pontos estratégicos, além dos sanitários.

A capacidade máxima de visitantes diários fica reduzida para 1700 pessoas por dia, respeitando a ordem de reserva. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, sendo permitida a entrada até as 15h.

Bikers: 8h – 10h (200 pessoas)
Pedestres: 10h – 16h
Subida com veículos: 14h – 16h

Em toda a área, monitores, vigilantes e funcionários orientarão o público a fim de evitar a aglomeração, em especial no mirante.

Sanitários masculino e feminino estarão disponíveis na portaria 3, com controle do número de pessoas por uso e disponibilização de sabonete líquido e álcool em gel 70%. A higienização dos banheiros será intensificada, com utilização de produtos à base de cloro.

Um vigilante fixo estará disponível entre a Portaria 3 e a rampa de acesso a Estrada Turística. Já no Pico do Jaraguá, serão dois vigilantes, dois monitores e dois colaboradores.

No acesso da Trilha do Mirante do Pai Zé, haverá um vigilante e um monitor para orientações. No Mirante Baixo ficará um monitor ambiental e, por fim, no Mirante Alto, um vigilante.

Em toda a extensão de ruas e calçadas do Mirante do Jaraguá, será realizada lavagem rotineira com água pressurizada, sem o uso de produtos químicos, a fim de não impactar a fauna, a flora e os recursos hídricos locais.

Não será permitido o uso de playgrounds, mesas nas áreas de piquenique e churrasqueiras. O Centro de Visitantes e o Casarão Afonso Sardinha permanecerão fechados, considerando os riscos de contágio.

Serviço:
Parque Estadual do Jaraguá
Início da Estrada Turística do Jaraguá – Portaria 2