Uma das armadilhas fotográficas do Parque Estadual Nascentes do Paranapanema flagrou recentemente três cachorro-do-mato-vinagre (Speothos venaticus), uma espécie de muito rara, ameaçada de extinção.

O cachorro-vinagre pertence à Família Canidae e Ordem Carnívora. São animais de porte pequeno com peso variando entre 4 e 7 quilos. De hábitos terrestres, eles vivem em grupos familiares, de 2 a 12 indivíduos. São estritamente carnívoros e, por caçarem em grupo, conseguem predar mamíferos relativamente grandes, como tatus, pacas, cutias, ratos-de-espinho e quatis, ou ainda aves de chão como macucos e inhambus.

Os animais ocorrem também nos biomas Cerrado e Amazônia, mas certamente é a espécie mais difícil de ser registrada na Mata Atlântica. Em um estudo anterior dedicado exclusivamente à espécie, no Parque Estadual Carlos Botelho foi necessário um esforço de 4.818 dias, com armadilhas fotográficas distribuídas em 80 locais diferentes, para obter uma foto de cachorro-vinagre.

A situação desta espécie na mata Atlântica está criticamente em perigo. As principais ameaças são a perda e degradação de habitat causadas por desmatamento, atropelamentos, doenças adquiridas de animais domésticos e o abate por cães domésticos e seres humanos.

Sobre o Parque

O nome do Parque Estadual Nascentes do Paranapanema faz jus às 910 nascentes das cabeceiras do rio Paranapanema protegidas pela Unidade de Conservação. Este rio, possui cerca de 929 km de extensão, da sua nascente principal, localizado dentro do Parque, a sua Foz, no rio Paraná.

O Parque protege uma área singular, com alto grau de conservação e elevados níveis de riqueza biológica, sendo formada por uma importante transição entre floresta ombrófila densa e floresta estacional semidecidual. A fauna possui uma alta riqueza, contendo espécies ameaçadas como onça-pintada, parda, gavião-pega-macaco, muriqui, veado-bororó e anta.

Criado em 2012, o Parque possui 22.268,94 ha e está integralmente inserido no município de Capão Bonito, região sudoeste do estado, denominada Alto Paranapanema.

A unidade, juntamente com os parques PETAR, Intervales, Carlos Botelho, a EE Xitué e a APA Serra do Mar, compõe o Mosaico de Unidades de Conservação de Paranapiacaba, com cerca de 250.000 ha contínuos de áreas naturais protegidas.

Município: Capão Bonito
Estrada Municipal Ugolino Bugni, km 26 – Bairro Boituva