A Fundação Florestal promoveu na APA Silveiras, no dia 18 de fevereiro, a oficina “Plantas Medicinais e Aromáticas: Identificação Botânica, Cultivo e Implantação de Unidade Demonstrativa”.

A ação é uma continuidade do Programa de Educação Ambiental para adultos, desenvolvido pela gestão da APA para a população que vive no entorno da Unidade de Conservação e teve por objetivo auxiliar a comunidade local a cultivar fitoterápicos no próprio quintal, resgatando, com isso, o conhecimento tradicional.

A oficina, realizada na Unidade de Saúde do Bairro Rural Bom Jesus, foi ministrada pela professora Sandra Maria Pereira da Silva, que desenvolve pesquisa em plantas medicinais pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e pela bióloga Maria Alice Lemos.

A atividade teve 60 participantes e foi realizada em parceria com o Instituto Florestal, Secretaria de Saúde Municipal e Polo Regional do Vale do Paraíba da APTA.

Sobre a APA Silveiras

Na região da serra da Bocaina, na bacia do Rio Paraíba do Sul, a APA Silveiras se localiza na região do planalto da Bocaina e coincide com a área do município. Criada em 1984, esta Unidade de Conservação protege os recursos hídricos, os remanescentes da vegetação nativa e o patrimônio histórico, cultural e arquitetônico existentes em Silveiras.

Área com características rurais de grande beleza cênica. Apresenta paisagens diversificadas em razão de seu relevo bastante acidentado e com densa vegetação, principalmente, na região das cabeceiras do rio Paraitinga.

As alterações do meio ambiente e a diminuição brutal na cobertura vegetal do município restringiram a presença significativa da fauna às áreas mais altas e preservadas, onde são encontradas várias espécies de aves como bacurau, quiriquiri, chopim-do-brejo, gralha-azul, choquinha-carijó, codorna, anu-branco, inhambu-chintã, jacu, maria-faceira, tuque, macuco, além de mamíferos ameaçados como sauá, onça-parda, gato-do-mato, gato-maracajá, jaguatirica e lobo-guará.

Município: Silveiras
Rodovia Oswaldo Cruz, km 14 – Bairro Viveiro Florestal