O Parque Estadual Jaraguá foi o escolhido pela Associação Brasileira de Síndrome de Williams (ABSW) para comemorar seus 18 anos, no domingo (9/2). Em 2007, sua história liga-se à da Unidade de Conservação, quando o Parque inaugurou a Trilha do Silêncio e o Auditório Jéssica Nunes Herculano. O nome homenageia a filha de Jô Nunes, portadora da Síndrome de Williams.
A comemoração teve início com uma palestra no Auditório Jéssica Nunes. Em seguida, os participantes percorreram a Trilha do Silêncio, onde foram realizadas dinâmicas com os monitores e terminaram o percurso no Pico do Jaraguá.
A senhora Jô Nunes – como ela gosta de ser chamada – é a fundadora da ABSW e, há mais de 20 anos, atua em prol da causa das pessoas com essa deficiência, da qual sua filha Jéssica era portadora. Ela é também antiga frequentadora do Parque Estadual do Jaraguá, onde busca a inclusão social para os portadores da Williams por meio de passeios à unidade de conservação.
Foi por sua sugestão que a Fundação Florestal criou a Trilha do Silêncio, totalmente acessível, e a homenageou batizando o auditório com o nome de sua filha. “O Parque Estadual do Jaraguá já está na agenda da Associação para os diversos encontros mensais que realizamos”, destacou Jô Nunes.
Já Cristiane Daniel, da Diretoria Administrativa da Associação, agradeceu o cuidado e a atenção que os funcionários tiveram com os organizadores e com os portadores de Williams acompanhados de suas e suas famílias que vieram de longe para o encontro.
Sobre o Parque
O Parque Estadual Jaraguá possui 492 hectares e abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da Região Metropolitana de São Paulo. Antiga fazenda do ciclo do ouro, sua área foi adquirida pelo governo estadual em 1940 e transformada em parque estadual em 1961, com o objetivo de proteger os recursos naturais da região, incentivar a pesquisa e promover a educação ambiental.
Em 1994, foi considerado pela UNESCO um Patrimônio da Humanidade, integrante da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo.
A palavra Jaraguá vem do tupi e significa “Senhor dos Vales”. Característica marcante do Parque, com montanhas que chegam a 1.135 metros de altitude e podem ser visualizadas de várias partes da cidade. Isso caracteriza o Parque como um atrativo natural único da cidade de São Paulo.
Nas trilhas do Parque, é possível observar espécimes nativos de flora e fauna, como macaco-prego, tucano-do-bico-verde, bicho-preguiça, palmito-juçara, guapuruvus, ipê-amarelo, pau-d’alho, dentre outros.
Município: São Paulo
Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 – Vila Chica Luiza
Fone: (11) 3941-2162
E-mail: pe.jaragua@fflorestal.sp.gov.br
Agendamento prévio: Não
Funcionamento: de Segunda a domingo, das 7h às 17h