Na quinta-feira (30/1), o Parque Estadual Cantareira completa 57 anos de sua criação. Para celebrar a data, a Fundação Florestal promoverá uma visita monitorada para mostrar ao visitante um pouco da história do Parque, parte relevante no abastecimento de água da metrópole. O objetivo é criar uma interação entre a história do local, a biodiversidade, os recursos hídricos e sua relevância para a manutenção dos serviços ecossistêmicos na região metropolitana.

A visitação passará pelos três núcleos do parque: Cabuçu, Engordador e Pedra Grande. Será feita em um micro-ônibus, cedido pela empresa Veolia. O ponto de encontro será o Núcleo Pedra Grande, às 8h, quando os participantes embarcarão rumo ao Núcleo Engordador, onde haverá uma palestra seguida de visitação às estruturas históricas.

A parada seguinte será no Núcleo Cabuçu: nova palestra seguida de visita à barragem do Cabuçu, primeira grande obra de concreto armado do Brasil. O passeio terminará no Núcleo Pedra Grande. O micro-ônibus levará os visitantes até o mirante da Pedra Grande. Lá será abordado o crescimento da cidade e a participação da Cantareira neste processo de expansão.

O término do passeio está previsto para as 12h. As vagas para esse roteiro são limitadas e os participantes serão selecionados por ordem de inscrição. Os interessados deverão se inscrever pelo e-mail coordenadora.pedragrande@gmail.com.

Exposição no Centro de Visitantes

Durante o dia 30/01, os visitantes serão recebidos pela equipe de Educação Ambiental no Centro de Visitantes do núcleo Pedra Grande. Haverá uma exposição histórica do primeiro sistema de abastecimento de São Paulo, o Cantareira Velho, com fotos e vídeos mostrando um pouco da história e da biodiversidade da região. A exposição também terá o acervo de espécimes conservados, como quati, macaco-bugio, bicho-preguiça, serpentes e aranhas. Durante todo período a equipe de educação ambiental vai destacar a importância e tirar dúvidas sobre os temas expostos.

Sobre o Parque

Até o final do século XVI, a Serra da Cantareira testemunhou o processo de ocupação do planalto paulista a partir da chegada dos portugueses. Nessa época era costume armazenar água em jarros de barro conhecidos como cântaros, colocados em apoios chamados cantareiras. Devido à grande quantidade de nascentes e córregos encontrados na região, os tropeiros que faziam o comércio entre São Paulo e as outras províncias do país, durante os séculos XVI e XVII, batizaram o local como Serra da Cantareira.

Com o crescimento acelerado da cidade, graves problemas com o abastecimento de água surgiram, fato que levou o Governo da época a buscar as águas da Serra da Cantareira. Em 1890, o Governo do Estado de São Paulo desapropriou várias dessas fazendas existentes na Serra. Algumas represas e diversos pequenos reservatórios foram construídos para captar e distribuir água para a capital dando origem ao primeiro sistema de abastecimento público de São Paulo, o Sistema Cantareira Velho, que operou por mais de 60 anos quando entrou em operação o atual Sistema Cantareira.

Em 30 de janeiro de 1963, o Parque foi criado pelo Decreto Estadual nº 41.626 como uma Unidade de Conservação de Proteção Integral com 7.916 hectares de mata atlântica, distribuídos em parte da Serra da Cantareira. Localizado na zona norte de São Paulo, a Unidade de Conservação inclui áreas dos municípios de Guarulhos, Mairiporã e Caieiras. Considerado uma das maiores florestas urbanas do mundo, o Parque foi declarado como parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo pela UNESCO em 1994.

Após 35 anos de sua primeira versão, em 2009, foi aprovado seu Plano de Manejo, importante documento norteador das ações da gestão da Unidade de Conservação orientando a conservação e a utilização sustentável desse espaço, configurando-se como a cartilha do gestor.

Para garantir a efetiva aplicação dos programas de manejo o Parque possui em atividade quatro núcleos administrativos abertos à visitação pública:

Núcleos

– Pedra Grande: inaugurado em 1989, tem como principal atrativo o mirante da Pedra Grande que possibilita a vista panorâmica da cidade de São Paulo;

– Engordador: inaugurado inicialmente em 1992 e reinaugurado em 1998, os principais atrativos são a Casa da Bomba e a Represa do Engordador, que fizeram parte do antigo sistema de abastecimento.

– Águas Claras: inaugurado em 2000, o principal atrativo é a Alameda ladeada pelas samambaiaçus.

– Cabuçu: inaugurado em 2008, tem como principais atrativos a Barragem do Cabuçu e a Represa homônima que atuaram no antigo sistema de abastecimento.

PE Cantareira
Rua do Horto, 1799 – Horto Florestal
Telefones: Administração: (11) 2203-3266
Núcleo Pedra Grande: (11) 2203-0115
Núcleo Cabuçu: (11) 2401-6217
Núcleo Engordador: (11) 2995-3254
E-mail: pe.cantareira@fflorestal.sp.gov.br
Agendamento prévio: não
Horário: de segunda a domingo, das 8h às 17h
Ingresso: R$ 16,00

Na Trilha da Pedra Grande os visitante têm uma vista privilegiada da cidade de São Paulo

Casa da Bomba, no Núcleo Engordador

Barragem do Cabuçu, a primeira grande obra de concreto armado do Brasil