A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, a Fundação Florestal e a Prefeitura Municipal de Ubatuba promovem um debate sobre o turismo na Ilha das Couves. O encontro conta com a participação das comunidades da Vila de Picinguaba e representantes da sociedade civil. A reunião será realizada em 3 de dezembro, às 14h, na Igreja da Picinguaba, Av. Beira mar, 233 – Ubatuba-SP.

O objetivo do encontro é que a discussão aponte soluções sustentáveis para ordenar o turismo na Ilha das Couves, de maneira a preservar o meio ambiente e gerar renda para a população local.

Embora a Ilha das Couves seja propriedade da União, a Fundação Florestal é responsável pela gestão da APA Marinha Litoral Norte, Unidade de Conservação de Uso Sustentável na qual está inserida a Ilha. E como gestora tem a atribuição de promover o ordenamento das atividades que acontecem dentro da Unidade de Conservação, seja a pesca em suas diversas modalidades, turismo náutico e aquicultura, de forma a promover o uso sustentável dos recursos naturais.

A discussão sobre o tema teve início em setembro, quando a Fundação Florestal reuniu-se na Ilha das Couves com representantes do Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), Associação dos Moradores do Bairro da Picinguaba (AMBP), Associação dos Barqueiros e Pescadores da Picinguaba (ABPP) e Associação dos Barqueiros e Pescadores Tradicionais da Picinguaba (ABPTP).

Este encontro deu início às discussões sobre o turismo de base comunitária com as comunidades do Litoral Norte, uma das pautas da Fundação Florestal para incentivar a operação do turismo pelas populações tradicionais.