O Parque Estadual Campina do Encantado (PECE) e a APAE de Pariquera-Açu se juntaram para criar o Projeto de Mudas de Espécies Nativas que visa à inclusão dos alunos na preservação e no desenvolvimento da responsabilidade social. Os estudantes aprendem que cuidar, guardar e preservar o meio ambiente é obrigação de todos. O projeto conta com biólogos, pedagogos, um técnico de meio ambiente e a monitoria do PECE.

Os alunos produzem as mudas cumprindo todas as etapas. Durante a coleta de sementes aprendem com os monitores a distinguir as diferentes espécies nativas que existem na Unidade de Conservação. Em seguida, acompanham e ajudam ativamente na preparação da semente para a germinação e aprendem o momento correto da introdução das mudas nos saquinhos. O passo seguinte é colocar as mudas de espécies nativa da Mata Atlântica no viveiro, onde ficam até atingirem o tamanho ideal para serem transplantadas na natureza.

Além de participar de todo o processo de produção das mudas, os alunos auxiliam na realização de eventos educativos, que ocorrem no município, sensibilizando a população sobre a importância da preservação ambiental e inclusão social.

Sobre o Parque

Lendas, mitos e muitas histórias falam dos encantos de uma região de planície litorânea no município de Pariquera-Açu, ao sul do estado de São Paulo. Chamas de cor alaranjada brotam da terra e incendeiam a imaginação popular. Campina do Encantado é o nome perfeito para uma região cercada de muitos mistérios.

O fogo do chão é um fenômeno causado pelas turfeiras, formadas por acúmulo de matéria orgânica em ambiente lagunar marinho, que concentram gás metano. Através de um furo feito com uma vara pode-se provocar a liberação e a combustão desse gás, com o aparecimento de chamas que podem atingir 80 cm acima do solo.

A importância ambiental dessa “planície encantada” fez com que a área formada por terrenos inundáveis, cobertas de matas de restinga, remanescentes de Mata Atlântica, fosse transformada, em 1994, no Parque Estadual Pariquera-Abaixo. Em 1999, levando em conta “a fama e as lendas que fazem parte do encantamento do parque”, a unidade passou a se chamar Parque Estadual da Campina do Encantado.

Município: Pariquera-Açu
Estrada do Braço Preto, s/n – Bairro Fazenda Lombadinha
Fone: (13) 3856-2267
E-mail: pe.campinadoencantado@fflorestal.sp.gov.br
Sem agendamento prévio
De terça a domingo, das 9h às 17h
Ingresso: grátis