Pelo sexto ano consecutivo, o Núcleo Padre Dória do Parque Estadual Serra do Mar (PESM) promove, no dia 24 de novembro, missa em homenagem ao padre Manuel de Faria Dória, Patrono da Unidade de Conservação. A data foi oficializada no calendário estadual pela deputada Célia Leão, autora da Lei nº 16.339/2016. Além da missa, haverá almoço no restaurante Senzala, apresentação cultural, bate-papo com o geógrafo salesopolense Alexandre Silva sobre a Estrada do Padre Dória e certificação de monitores ambientais.

O religioso foi o fundador da cidade de Salesópolis e responsável pela construção da primeira estrada que liga o Vale do Paraíba e a grande São Paulo ao Litoral Norte. A Estrada Rio Pardo foi feita pela Petrobrás, utilizando traçado original da Estrada Dória. A missa será celebrada na Igreja Matriz São José, Praça Padre João Menendes, 6, em Salesópolis, às 10h.

A gestora da Unidade de Conservação, Ana Lúcia Wuo, conta que “em festividades como esta podemos reunir as comunidades em torno de um patrimônio comum, que é a nossa história e a nossa riqueza ambiental. Nosso objetivo é promover o resgate histórico-cultural do PESM – Núcleo Padre Dória, além de difundir conhecimentos arqueológicos e a proteção das florestas”.

Confira a programação:

10h: Missa em honra ao patrono Padre Dória
12h: Almoço no restaurante Senzala (self-service por adesão)
12h30: Apresentação cultural
14h30: Bate-papo com Alexandre Silva sobre a Estrada do Padre Dória (TGI/USP 2019)
15h: Certificação dos monitores ambientais pelo Instituto Lar Terra e PESM-NPDor

PESM – Núcleo Padre Dória

Criado em 2014, com área de 26.154,02 hectares, o Núcleo Padre Dória está localizado nas cabeceiras do Alto Tietê e Alto Paraíba, planalto da Serra do Mar distribuído entre Salesópolis, Paraibuna, Biritiba-Mirim, Caraguatatuba, São Sebastião e Bertioga.

O Núcleo garante a conservação de diversas formações vegetais de Mata Atlântica, como a floresta ombrófila densa, floresta ombrófila mista e campos de altitude. Das 200 espécies endêmicas da Mata Atlântica, 131 ocorrem no PE da Serra do Mar e 42 estão ameaçadas de extinção. O Núcleo abriga espécies raras como jacutinga, gavião-pombo-grande, pato-mergulhão, bicudinho-do-brejo-paulista, muriqui-do-sul e uma variedade de micro-orquídeas.

Cenários naturais, com escarpas acentuadas e campos de altitude, diferentes formações vegetais, rios e cachoeiras, complementados por vestígios arqueológicos e culturais da Estrada Dória, utilizada no período colonial e imperial para escoamento de produtos e comercialização de escravizados, são os atrativos do Núcleo.

PESM – Núcleo Padre Dória
Município: Salesópolis
Rua Alferes José Luiz de Carvalho, 550 – Centro
Fone: 11 4696-0981
E-mail: pesm.padredoria@fflorestal.sp.gov.br
Agendamento prévio
Gratuito
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 17h