O Núcleo São Sebastião do Parque Estadual da Serra do Mar realizou a segunda edição da Jornada do Conhecimento, em 8 de novembro. O evento foi criado para difundir, informar e impulsionar o diálogo entre a produção de conhecimento gerada por pesquisadores e cientistas dentro da Unidade de Conservação, observando a aplicabilidade dos resultados e benefícios para a gestão da unidade e o seu entorno.

Com apresentações voltadas para questões socioambientais, culturais e biodiversidade, a Jornada contou com 30 participantes. Na programação, palestras com diferentes temáticas que reforçaram a importância do PESM para o desenvolvimento de pesquisas e o papel da UC como propagadora do conhecimento.

O evento teve palestra sobre Avaliação temporal dos resíduos sólidos na Praia Brava, pelo biólogo Guilherme Bertuzo, do Instituto Verdescola, e a importância da Área de Relevante Interesse Ecológico de São Sebastião dentro do contexto da conservação no município de São Sebastião, por Daniel Raimondo e Silva, da Fundação Florestal.

A criação da APA Guaecá e seus benefícios ambientais e sociais foi abordado por André Motta Waetge e Edson Lobato, do Instituto Conservação Costeira. Já o arqueólogo Wagner Bornal, da Origem Arqueologia, falou sobre o Sítio Arqueológico São Francisco: o Diferencial Turístico de São Sebastião.

Os temas da tarde abrangeram Influências ambientais e bióticas: entendendo a diversidade acústica em comunidades de anfíbios anuros de Mata Atlântica, pela bióloga Maria Carolina Rodella Manzano, da UFABC; Ecologia espacial de felinos, pela bióloga Lilian Bonjorne de Almeida, do ICMBio; Inventário de Avifauna da Fazenda Abras do Uma, pelo ornitológo Dante Buzzetti; e Biogeografia e Conservação de Anfíbios da Serra do Mar: O que temos a ver com isso?, pelo biólogo Leo Ramos Malagoli da Fundação Florestal.

O evento contou com as parcerias do Instituto Conservação Costeira, Colégio Raízes e Pousada Spa Ventos do Camburi.

Sobre o Parque

Criado em 1998, o Núcleo São Sebastião tem 26.268 hectares, abrange o município de São Sebastião, situado no Litoral Norte Paulista, e abriga uma série de espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção.

No final de 2010, com a ampliação do Parque Estadual da Serra do Mar, importantes áreas foram incluídas no núcleo, como a praia Brava e todo o costão rochoso até Maresias, além das penínsulas localizadas entre as praias de Maresias, Paúba, Santiago, Toque-Toque Grande e Toque-Toque Pequeno.

Atualmente, os limites do Núcleo São Sebastião chegam à cota 0 em alguns pontos, ou seja, até o nível do mar, formando um corredor ecológico que liga diferentes ecossistemas, desde o costão rochoso e a restinga, até a floresta ombrófila densa, protegendo as mais diversas espécies de fauna e flora e garantindo dessa forma, a manutenção da biodiversidade.

A visitação deve ser agendada previamente, podendo ser feita em todos os dias da semana, das 8h às 17h.

Praça Simeão Faustino, 17 – Juquehi -São Sebastião-SP
Diariamente das 8h às 17h
Visitação mediante agendamento prévio.
Fones: (12) 3863-1575 / 2520
E-mail: pesm.saosebastiao@fflorestal.sp.gov.br