A Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA) sedia, nos dias 9 e 10 de novembro, das 11h às 17h, o Festival Gastronômico Sabores da Floresta. O evento é resultado da Reunião de Sondagem ao Mercado que a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e a (Fundação Florestal) promoveram em agosto deste ano para convidar parceiros para atuarem na Unidade de Conservação com o objetivo de explorar de forma sustentável o potencial turístico e econômico do espaço.

O Festival, criado pela vereadora Carol Gomes, contará com 12 expositores das empresas Franchicken, Ja-Pão e Cia Culinária Japonesa, MegaPixel Foto Cabine, Academia Boa Forma, Coccinele Creperia e Café Francês, Carioca, Nobre Hamburgueria, Empório das Sensações, Sorvetes Pagos, Bella Capri Pizzaria, Fritz, Fit Mind Açaí. Também estão programadas atrações musicais com as bandas Sexy Jazzy, Banda Orgânica, Grupo União de Amigo, Silviolino, Zé Ramalho Cover e Léo Gava, além de recreação monitorada para as crianças.

A vereadora ressalta que esta primeira edição do festival será um termômetro perante o empresariado local para que, a partir de 2020, a floresta possa ter opções gastronômicas e de lazer e, com isso, gerar empregos para os rio-clarenses.

O objetivo da SIMA e da FF ao incentivar a realização de eventos como esse é atrair empresas que possam promover melhorias de infraestrutura na Unidade de Conservação, o desenvolvimento socioambiental, a educação ambiental e, claro, fomentar o ecoturismo na região.

Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA)

A FEENA é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável localizada no município de Rio Claro. Um de seus objetivos é oferecer atividades de visitação pública, recreação, educação ambiental e ecoturismo. A unidade tem 2.230,53 hectares e um acervo histórico e cultural de grande importância.

Abriga o Museu do Eucalipto, difusor de experiências que é referência mundial na cultura do eucalipto, e conserva edifícios que foram sede das fazendas de café, adquiridas pela antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Em 1977 todo o conjunto foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) e recebe, anualmente, mais de 40 mil visitantes.

FEENA
Município: Rio Claro-SP