A Área de Proteção Ambiental Itupararanga completa 21 anos em dezembro. Para comemorar, a Fundação Florestal preparou uma extensa programação que acontecerá nos municípios que integram a unidade de conservação: Votorantim, Alumínio, Cotia, Ibiúna, Mairinque, Piedade, São Roque e Sorocaba.

Situada na região da bacia hidrográfica formadora da Represa de Itupararanga, a APA de mesmo nome protege um excelente manancial com áreas verdes que representam remanescentes vegetais e refúgio da vida silvestre. O Rio Sorocabuçu e o Rio Sorocamirim formam o Rio Sorocaba, principal afluente do Reservatório de Itupararanga.

Para realizar as atividades, a APA Itupararanga contou com as seguintes parcerias: prefeituras dos municípios de Votorantim, Alumínio, Cotia, Ibiúna, Mairinque, Piedade, São Roque, Vargem Grande Paulista e Sorocaba; Conselho Gestor Biênio 2018 – 2020; Sabesp; Águas de Votorantim, SANEAQUA, SAAE Sorocaba, Policia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, Suzano, Votorantim Energia, roteiro turístico da represa de Itupararanga, UFSCar, CBH-SMT, FABH-SMT, Faz Verde Soluções ambientais, Add Aditivo Comunicação, Marketing e Design.

Confira a programação

Dia 23, das 8h às 11h
Município: Alumínio
Local: Santino – Bairro Areia Branca
Evento: Observando Itupararanga – Turismo de observação da cachoeira do Cafará.
O trajeto de 20 minutos até a cachoeira será feito de barco, juntamente com pescadores e ribeirinhos. Ao chegar ao local, os participantes plantarão mudas nativas e ouvirão orientações sobre a importância de se respeitar a época do defeso

Dia 25/11, das 9h30 às 11h30
Município: Mairinque e AMEETA
Endereço: Av. Brasil | Japão, 2530 – Setubal
Evento: Roda de conversa sobre a APA Itupararanga e a importância das nascentes
No fim do evento serão distribuídas mudas de plantas nativas

Dia 26/11, das 9h às 11h30
Município: Votorantim
Endereço: Av. Reverendo José Manoel da Conceição, 1593 – Protestantes, Votorantim-SP
9h – Abertura sede operacional e apresentação da Concessionária e Programa Olhar Ambiental.
10h30 – Visita ETE Guimarães
11h30 – Visita ETA Central

Dia 27/11, das 9h às 12h
Município: São Roque
Endereço: Praça da Matriz, Centro
Evento: Pedágio Ambiental
Atividade de conscientização sobre a importância da APA Itupararanga e da conservação dos recursos hídricos e da mata ciliar. Será montado um stand na Praça da Matriz com elementos ilustrativos (maquete e banner) e entrega de folders. A equipe da Divisão de Meio Ambiente vai abordar os munícipes para a entrega do material, explicando sobre os temas abordados. Também serão doadas mudas nativas

Dia 28/11, das 14h às 17h
Município: Ibiúna
Evento: Incentivo às boas práticas ambientais
Serão ministradas duas palestras com temas ligados à sustentabilidade, além da distribuição de mudas de espécies nativas ao longo do dia

Dia 29/11, das 16h às 20h
Município: Cotia
Evento: Pedágio Ambiental e Feira noturna de Caucaia
Rua José Lopes Neto – Praça dos Romeiros – Caucaia do Alto
Agentes da Secretaria de Meio Ambiente farão doações de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e hortaliças e distribuirão informativos com temas ambientais

Dias 30/11, das 14h às 19h
Município: Sorocaba
Local: ETA – Cerrado – Avenida General Carneiro, 2.001
Evento: Caminho das águas
Será realizado um tour, com partida da ETA Cerrado em direção ao Manancial de Itupararanga. No trajeto, os participantes passarão pela Barragem de Itupararanga, um local próximo à antiga Estância Ayres, e pela Represa do Clemente, de onde partem as adutoras de água bruta do SAAE Sorocaba. Em todos os pontos serão abordados aspectos regionais, informações históricas da APA Itupararanga, além de temas diversos, como fauna, flora, Biomas, disponibilidade hídricas, construção da Barragem, desafios e ameaças ao manancial, adução etc. Serão disponibilizadas 25 vagas e o tour acontecerá em um micro-ônibus com apoio de uma viatura de Educação Ambiental do SAAE Sorocaba.

Dia 01/12, das 9h às 12h
Município: Sorocaba
Local: Rio Sorocaba
Evento: Pedala Rio Sorocaba – Aniversário da Represa de Itupararanga
O evento será aberto à participação de grupo de ciclistas. O passeio terá paradas em pontos específicos onde serão abordadas questões ambientais e históricas do trajeto. O evento terá um período prévio de inscrições e número de inscrições será limitado para que os objetivos da ação possam ser atingidos

Dia 2/12, das 9h às 12h

Município: Mairinque
Local: Rua Prof. José Pinto do Amaral, 401 – Jd. Cruzeiro
Evento: ETA Portas Abertas
Estão programadas atividades de educação ambiental por meio do Programa Meio Ambiente nas Escolas

Dia 04/12
Município: Alumínio
Local: Escola Municipal João de Almeida em Alumínio – Bairro Itararé
Evento: Práticas Sustentáveis
O encerramento do Programa Práticas Sustentáveis será parte da programação de fim de ano da escola. Os estudantes participarão de um sarau, com a apresentação para pais e responsáveis em dois momentos. O evento será em parceria com o Instituto Suinã e terá consultoria da equipe social da Suzano.

Dia 04/12, das 9h às 12h
Município: Piedade
Endereço: “Pier 18” Estrada Municipal Carolina Paes Granjeiro, S/N – Bairro Piratuba (Vicinal Votorantim X Piedade)
Evento: Cerimônia de encerramento do aniversário de 21 anos da APA
– Apresentação do balanço das atividades da Gestão da APA de Itupararanga durante o ano de 2019;
– Apresentação do roteiro turístico de Itupararanga e seus produtos;
– Apresentação projeto meio ambiente Piedade;
– Apresentação de música;
– Degustação e apresentação dos produtos e serviços prestados pelos empresários do roteiro turístico de Itupararanga em Piedade.

APA Itupararanga
Rua Epitácio Pessoa, 269 – Bairro Além da Ponte – Ibiúna-SP