A Fundação Florestal finalizou na última sexta-feira (18), no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba, o ciclo de reuniões com gestores de Unidades de Conservação da região para conversar sobre o tema restauração ecológica.

Nos últimos dois meses foram realizadas reuniões presenciais nas oito gerências regionais de UCs com a participação de mais de cem pessoas. Elas tiveram como objetivo estabelecer o diálogo entre os gestores e outros órgãos do Sistema Ambiental Paulista envolvidos com o tema.

Nessas reuniões foram apresentados o Programa de Recuperação Ambiental nas Unidades de Conservação da Fundação Florestal estabelecido na Portaria Normativa FF/DE n.265/2017 e a Portaria FF/DE nº 281/2018 que trata dos procedimentos e fluxos referentes aos projetos de restauração de áreas em UCs disponibilizadas no banco do Programa Nascentes.

Na segunda parte da reunião foi apresentado o Programa Nascentes, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo para promover a restauração em áreas prioritárias, com vistas à proteção e à conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade.

Também foram discutidas as oportunidades e as estratégias para fomentar ações de restauração ecológica nas áreas de domínio público em UCs, bem como em áreas privadas localizadas em zonas de amortecimento e nas Áreas de Proteção Ambiental (APA).

A Fundação Florestal tem por objetivo contribuir para a conservação, manejo e ampliação das florestas do Estado de São Paulo. Com esse fim, apoia, promove e executa ações integradas voltadas para a conservação ambiental, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento sustentável, a recuperação de áreas degradadas e o reflorestamento de locais ambientalmente vulneráveis, realizando parcerias com órgãos governamentais e instituições da sociedade civil.

Programa Nascentes

O Programa Nascentes alia a conservação dos recursos hídricos à proteção da biodiversidade por meio de uma estrutura institucional inovadora. O programa de Governo envolve 10 secretarias de Estado, otimiza e direciona investimentos públicos e privados para cumprimento de obrigações legais, para compensação de emissões de carbono ou redução da pegada hídrica, ou ainda para implantação de projetos de restauração voluntários. O programa une especialistas em restauração, empreendedores com obrigações de recuperação a serem cumpridas e possuidores de áreas com necessidade de recomposição da vegetação nativa.

Para mais informações acesse este link.