O Núcleo Padre Dória do Parque Estadual Serra do Mar promoveu o 1° Encontro de Meliponicultura do Alto Tietê e Região, com a participação de cerca de 50 meliponicultores, em 13 de outubro. O evento contou com a parceria do Instituto Lar Terra, a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) e o Sítio Chão D´Água.

Entre os temas, introdução à meliponicultura, com o biólogo Rafael Bragheroli, legislação aplicada a meliponários e meliponicultores, com a ecóloga Carolina Matos, da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade, e apresentação de um estudo de caso das Abelhas sem Ferrão (ASF), pelo gestor Gustavo Feliciano, da APA Parque e Fazenda do Carmo.

Depois das palestras, os participantes visitaram o Meliponário e Apiário pedagógico Mel Mundo, onde participaram de uma oficina de multiplicação de enxames e preparo de ninhos-isca.

A gestora do Núcleo Padre Dória Ana Lucia Wuo disse que “o encontro foi além das expectativas, pois fortalece a comunidade de meliponicultores com troca de conhecimentos e de materiais sobre a prática da meliponicultura. É uma atividade sustentável, de grande importância para a manutenção da biodiversidade”.

PESM – Núcleo Padre Dória

Criado em 2014, com área de 26.154,02 ha, o Núcleo Padre Dória está localizado nas cabeceiras do Alto Tietê e Alto Paraíba, planalto da Serra do Mar distribuído entre Salesópolis, Paraibuna, Biritiba-Mirim, Caraguatatuba, São Sebastião e Bertioga.

O Núcleo garante a conservação de diversas formações vegetais de Mata Atlântica, como a floresta ombrófila densa, floresta ombrófila mista e campos de altitude. Das 200 espécies endêmicas da Mata Atlântica, 131 ocorrem no PE da Serra do Mar e 42 estão ameaçadas de extinção. O Núcleo abriga espécies raras como jacutinga, gavião-pombo-grande, pato-mergulhão, bicudinho-do-brejo-paulista, muriqui-do-sul e uma variedade de micro-orquídeas.

Cenários naturais, com escarpas acentuadas e campos de altitude, diferentes formações vegetais, rios e cachoeiras, complementados por vestígios arqueológicos e cultural da Estrada Dória, utilizada no período colonial e imperial para escoamento de produtos e comercialização de escravizados, são os atrativos do Núcleo.

PESM – Núcleo Padre Dória
Município: Salesópolis
Rua Alferes José Luiz de Carvalho, 550 – Centro
Fone: 11 4696-0981
E-mail: pesm.padredoria@fflorestal.sp.gov.br
Agendamento prévio
Gratuito
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 17h