O Parque Estadual Ilha Anchieta sediou no dia 20 de setembro diversas atividades de campo com alunos de escolas de Ubatuba do entorno da Unidade de Conservação e equipe do Projeto Onda Sustentável. Participaram 78 alunos, 25 educadores, 22 voluntários de apoio, totalizando 125 pessoas unidas pela conservação, num dia de muita diversão e conscientização.

Um dia antes do dia mundial de limpeza de praias, a equipe mirim e educadores do Onda Sustentável recolheram quase 14 quilos de lixo, trazidos pelo mar, das praias do PEIA. Foram recolhidos mais de 2 mil itens, incluindo quantidade considerável de plástico.

Muitas outras atividades preencheram este dia como a prática da compostagem, uma simulação de minimercado, para incentivar o consumo consciente de produtos, atividade de desenho e contação de histórias com os Filhos da Ilha, trazendo muita troca de conhecimentos e sustentabilidade para este time.

Neste dia inspirador, “diversão”, “esperança” e “amor” é o que se ouviu das crianças, nossos futuros cuidadores do planeta. Agora, a equipe Onda Sustentável seguirá junto com estas escolas em mais atividades em prol da conservação dos oceanos, de um maior cuidado com o ambiente e de um consumo mais consciente.

Projeto Onda Sustentável

O Projeto surgiu dentro do Comitê Gestor do Programa Bandeira Azul, uma certificação ambiental internacional, obtida pela Marina Kauai. Sob a coordenação do Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA) e da Marina Kauai, o projeto conta com a participação de diversas instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Dentre estas, destacam-se a Associação de Reciclagem Coco & Cia, o Programa EnTenda o Lixo, a Associação das Empresas Náuticas de Ubatuba (ANUBA) o Instituto Meu Oceano e a Associação Comercial de Ubatuba (ACIU).

De forma colaborativa, esta equipe contribuiu para a formação de 41 educadores ligados a estas e outras instituições parceiras, além de discutir e pensar soluções para juntos melhorarem problemas ambientais da região.

Os educadores foram treinados para atuar em atividades com alunos do 5° ano da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba, nas escolas Maria das Dores Carpinetti, do Rio Escuro, Maria da Cruz Oliveira, do Sertão do Perequê-Mirim, Maria da Cruz Barreto, do Perequê-Mirim e Renata Castilho, do Saco da Ribeira.

No início de setembro, a equipe Onda Sustentável visitou cada escola, buscando, com dinâmicas divertidas e investigativas, a reflexão e entendimento sobre nossas práticas do dia a dia e destinação dos nossos resíduos.

Fotos: Rodrigo Apoena – OKARTE DIGITAL