Em comemoração ao mês do Rio Tietê, as gestões das APAs Várzea do Rio Tietê e Tietê Jumirim realizaram diversas atividades voltadas à educação ambiental nos territórios, com o objetivo de reforçar a importância do Rio Tietê e das 16 Unidades de Conservação comtempladas pelo rio e seus mais de 74.000 ha. As atividades contaram especificamente com os professores da rede pública municipal.

Além dos momentos de trocas de experiências, o projeto denominado InterApas contou com o apoio das Secretarias de Meio Ambiente e Educação dos municípios envolvidos e da Assessoria de Educação Ambiental da Fundação Florestal e com a parceria do Shopping Itaquá Garden.

Inicialmente, o projeto conseguiu alcançar os municípios de Itaquaquecetuba, Tietê e Jumirim, com a participação de aproximadamente 200 professores da rede pública municipal.

Peculiaridades do Tietê

O dia 22 de setembro é o Dia do Rio Tietê, um dos rios mais importantes do estado de São Paulo e que corta todo o interior paulista, na direção de leste a oeste. O Tietê possui 1.136 quilômetros de extensão a partir de sua nascente em Salesópolis. Em seu trajeto, banha 62 municípios paulistas, entre eles, Mogi das Cruzes, São Paulo, Barueri, Santana de Parnaíba, Pirapora de Bom Jesus, Cabreúva, Itu, Salto, Porto Feliz e Tietê até desaguar no rio Paraná, no município de Itapura (divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul).

Ao longo do Tietê a Fundação Florestal está presente com um total de 16 Unidades de Conservação, sendo 11 de Uso Sustentável e 05 de Proteção Integral:
APA Várzea do Rio Tietê
APA Serra Do Itapeti
P.E Itapetinga
P.E Itaberaba
MONA Pedra Grande
APA Jundiai
APA Cajamar
APA Cabreúva
APA Tietê – Jumirim
E.E Ibicatu
APA Barreiro Rico
E.E Barreiro Rico
APA Tanquã – Rio Piracicaba
APA Botucatu Perímetro Corumbataí
APA Ibitinga
APA Rio Batalha

APA do Tietê – Jumirim
Criada em 1983, com território de 45.100 hectares, tem como principal atributo proteger as áreas remanescentes de vegetação natural  proporcionando o enriquecimento da flora e da fauna, essenciais para a preservação do Rio Tietê além do patrimônio histórico e arquitetônico dos municípios.

APA Várzea do Rio Tietê
Criada em 1987, com território de 7.400 hectares, tem como principal atributo ambiental a ser protegido as várzeas e planícies do Rio Tietê. O trecho leste abrange os municípios de Salesópolis, Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba, Guarulhos e São Paulo e o trecho oeste, os municípios de Osasco, Barueri, Carapicuíba e Santana de Parnaíba.