Em 6 junho de 2011, uma Resolução da então Secretaria de Meio Ambiente (SMA) reconheceu a Fazenda Renópolis, de propriedade de Débora Mascarenhas Murgel, como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). A propriedade, de 83,18 hectares, foi reconhecida pela Secretaria como de interesse público e em caráter de perpetuidade.

A RPPN Fazenda Renópolis está localizada na estância climática de Santo Antônio do Pinhal. Tornou-se referência não só para os turistas que passam pela estrada a caminho de Campos do Jordão como também para aqueles que visitam Santo Antônio do Pinhal. O fácil acesso é proporcionado pela Rodovia Estadual Floriano Rodrigues Pinheiro, que corta a Fazenda no km 38, distante a apenas oito quilômetros do portal da estância turística de Campos do Jordão.

Há 30 anos, os proprietários do imóvel se preocupam com a recuperação e preservação da área e buscam seu desenvolvimento sustentável. Para isso vêm tomando medidas como a não utilização de agrotóxicos, preservação da mata ciliar e dos mananciais e plantio de árvores nativas para a recuperação de áreas degradadas. Como resultado, houve um expressivo aumento da flora e fauna silvestre. O turismo rural e ecoturismo são outras atividades implantadas pela RPPN por meio de palestras e cursos com foco na importância da preservação do meio ambiente.

Os interessados em conhecer as trilhas, riachos e grande diversidade de flora e fauna, na belíssima paisagem da Serra da Mantiqueira a RPPN podem fazê-lo aos sábados e domingos, das 9h às 18h.

Atrações da Fazenda

–  Zoo Silvestre: visitação aos recintos do Projeto de Reabilitação e Soltura de Animais Silvestres.

– Horta aromática (farmácia viva): toda produção é orgânica e, no caso da fruticultura, a família inaugurou há anos, intuitivamente, o conceito de agroflorestal, que hoje está em evidência.

– Trilha Ecológica

– Museu da Natureza

– Museu temático “Casa do Papai Noel”: toda a casa é mobiliada com peças antigas da família e decorada com motivos natalinos.

– Loja: Artesanato local, geleias, produtos com ervas medicinais e aromática, produzidos pela própria família com matéria prima da fazenda.

– Observação de aves: Local ideal para “birdwatching”, com mais de 200 espécies registradas.

Endereço: Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, km 38
Santo Antônio do Pinhal-SP
Fone: (12) 99741-5124
www.renopolis.com.br
www.rppnrenopolis.com.br