A Estação Ecológica de Bananal foi convidada a participar de um mutirão que realizará um plantio de mudas em uma área degradada pelo incêndio de grandes proporções que consumiu a região em setembro de 2017.

Integram o mutirão as entidades Amovale, AMPSA, AmoBocaina, CEDAE, One Tree Planted e o Clube dos Desbravadores unidos para reflorestar a área incendiada na Serrada Bocaina. A ação terá início às 9h do domingo, 29 de setembro, no Km 15 da Rodovia Sebastião Diniz de Moraes.

Para os organizadores do evento, o objetivo do plantio é contribuir para a recuperação da vegetação nativa de Mata Atlântica e recuperação da saúde das nascentes de água doce da região, da diversidade biológica da Serra da Bocaina, além de restabelecer locais de abrigo para fauna.

O plantio de mudas é uma das ações que a Estação Ecológica de Bananal vem realizando há três anos com o objetivo de conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre quão prejudiciais são as queimadas. A UC também realiza cursos de capacitação de combate a incêndios florestais.

O incêndio do passado foi uma grande tragédia para a região, conta Thiago Nogueira, gestor da EE de Bananal. Mas, também, “fortaleceu grandes parcerias, todas unidas com o objetivo de combater as chamas naquela ocasião. Nesta nova página da história, representantes da EEB, de associações do entorno, prefeitura e voluntários já se comprometeram a participar dos plantios que estamos programando para recuperar todas as áreas atingidas”.

Prevenir é melhor que apagar

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e a Fundação Florestal seguem fazendo um apelo à população para que ajudem a prevenir incêndios, sobretudo neste período de seca. As principais ameaças que acabam por gerar grandes incêndios tanto florestais como campestres são práticas como: queimar lixo e usar fogo para limpeza de terrenos em áreas próximas à vegetação natural, jogar pontas de cigarro em rodovias e soltar balões.

A colaboração de todos é imprescindível, portanto:
– Não faça fogo, principalmente nas áreas de zona rural para limpeza de lixo ou poda
– Não permita que crianças brinquem com fogo
– Não solte balões
– Não jogue cigarro ou fósforos pela janela do carro
– Não ascenda velas em beiras de estrada ou próximo à vegetação
– Faça aceiros em divisas de propriedades rurais e proximidades de cercas e divisas
– Em caso de incêndio, mesmo que de pequeno porte, avise às autoridades. Ligue 193

Estação Ecológica de Bananal

Em 2019, a Unidade de Conservação completou 32 anos. Ela foi criada com o objetivo de proteger os últimos remanescentes da Serra da Bocaina, oferece em seus 884 hectares uma área de pesquisa para profissionais da área de meio ambiente, alunos de graduação, pós-graduação e professores de diversas universidades do País.

Situada em uma região de relevo acentuado na Serra da Bocaina, que apresenta picos de até 2.132 metros, tem entre seus principais atrativos a Trilha da Cachoeira, onde é possível contemplar o último salto da Cachoeira 7 Quedas, e da Trilha do Ouro, trilha histórica, construída no século XVIII.

A Unidade de Conservação protege uma importante área remanescente de Mata Atlântica entre o Vale do Paraíba e a Serra da Bocaina, na divisa dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A área possui alto grau de endemismo, ou seja, possui espécies da fauna e flora que só ocorrem naquela região.