A Fundação Florestal (FF), órgão ligado à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA), promoveu entre os dias 8 e 9 de agosto no Parque Estadual Intervales, Alto do Ribeira, o “Workshop Conservação da Fauna em São Paulo: As Unidades de Conservação e Seus Entornos”.

Cerca de 100 pessoas representando diversos órgãos do Governo Estadual, Instituições Científicas, ONGs e Universidades se reuniram por dois dias para discutir à biodiversidade nas áreas de preservação e seus entornos.

Os trabalhos foram abertos pelo Presidente da FF, professor Gerd Sparovek. Com um cartão de visitas que perguntava “Quando penso na fauna a primeira coisa que me vem é….”. Cada participante manifestou sua reflexão com uma resposta. Na sequência a plateia foi dividida em grupos, cada um representando um animal: coruja, gavião, morcego, formiga. Pelas características do animal foi atribuído um objetivo ao grupo. Formiga, ajuda a todos. Coruja, com sua sabedoria elabora propostas de projetos. Morcego, com sua capacidade de “enxergar” mesmo na ausência de luz, analisa as propostas da coruja, objetivando acrescentar detalhes que possam ter deixados de ser observados. Os gaviões ajudam na integração dos projetos.

O diretor executivo da FF, Rodrigo Levkovicz, explicou que projetos inovadores terão garantia de verbas para a sua execução. Ao final dos trabalhos foram apresentados 14 projetos de conservação da fauna nas UCs paulistas. O subsecretario de Meio Ambiente, Eduardo Trani, considerou o resultado alvissareiro, principalmente nestes tempos em que a questão ambiental passa por um momento difícil. Os resultados do workshop “demonstram que quando a ciência é chamada, respostas são construídas e a conservação da fauna alcança outro patamar”.

Os projetos apresentados contemplam todos os eixos escolhidos para debate. Controle de espécies exóticas; Conexão de fragmentos e trânsito da fauna na paisagem; Valorização da fauna; Combate à captura ilegal e à caça; Reintrodução, revigoramento populacional e soltura; Monitoramento de fauna, pesquisas acadêmicas e fauna aquática.

Participaram do encontro representantes da Mão na Mata, ESALQ/Via Fauna, Faunística, PMES, UNESP, CETAS, USP/Cena, UFSP/ Inst. Muriqui, UNICAMP, AES/Tiete, ISA/CTEEP, Prefeitura de Campinas, SVMA/PMSP, NPC, SPVS, IPeC, CENAP/ICMbio, Pró Carnívoros, IPÊ, SAA, polícias Federal e Ambiental, Fundação Parque Zoológico, CPLA, CETESB e CFB.