O Parque Estadual da Ilha do Cardoso sediou, entre os dias 16 e 19 de Julho, no Núcleo Perequê, o Curso de identificação de plantas da restinga, coordenado pelos professores Vinicius Castro Souza, da Esalq/USP e Alexandre Adalardo de Oliveira do IB/USP e organizado pelo Laboratório de Ecologia de Florestas Tropicais (Labtrop – IB/USP). As palestras foram proferidas no Instituto Oceanográfico da USP.

O professor Vinícius tem larga experiência no ensino de botânica e divulgação da prática de identificação de plantas. Sua atuação extrapola a universidade e inclui a publicação de livros técnicos e de divulgação voltados para o reconhecimento da flora brasileira. O professor Alexandre tem estudado a ecologia da vegetação de restinga da região há quase duas décadas e no momento tem um projeto financiado pelo programa BIOTA/FAPESP para o estudo de dinâmica das árvores de restinga.

O curso contou com a participação de 35 inscritos, abrangendo integrantes do LabTrop, estudantes de graduação, pós-graduação e monitores ambientais. Com carga horária de 16 horas, o curso incluiu atividades teóricas e práticas e proporcionou aos participantes uma capacitação para identificar as principais famílias e espécies botânicas das florestas e vegetação das dunas da restinga, além de apresentar diversas ferramentas que auxiliam no reconhecimento das espécies, como herbários virtuais e chave de identificação botânica.

A abertura do curso foi no Instituto Oceanográfico da USP, onde o professor Vinícius Castro de Souza proferiu palestra apresentando os conceitos básicos relacionados à morfologia vegetal e botânica sistemática. Já as atividades práticas, aconteceram no Núcleo Perequê, do Parque Estadual da Ilha do Cardoso, onde os alunos puderam identificar as famílias de plantas que ocorrem na floresta baixa de restinga, floresta de encosta e dunas.

Sobre o Parque Estadual da Ilha do Cardoso

O Parque Estadual Ilha do Cardoso está localizado no extremo sul do litoral de São Paulo, no município de Cananéia e foi criado pelo Decreto nº 40.319 de 03 de julho de 1962.

O Parque possui mais de 13.500 hectares de área de preservação, conta com ecossistemas que compõem o Bioma da Mata Atlântica e, junto com a Juréia e Ilha Comprida, detém a maior área de restinga preservada do Brasil.

O Núcleo Perequê é uma das principais áreas de visitação do Parque, e possui estruturas de apoio às Pesquisas, eventos, cursos, atividades de educação ambiental e turismo. A Ilha do Cardoso, no ano de 2018, recebeu aproximadamente 48 mil visitantes entre Grupos de estudantes, Pesquisadores e Turistas.

Expediente da Sede do Parque Estadual Ilha do Cardoso
Endereço: Rua Prof. Wladimir Besnard, s/n, Morro São João, Cananeia-SP
Telefones para contato: (13) 3851-1163 ou 3851-1108
Horário de Funcionamento:  de segunda a Sexta-feira, das 8h às 17h