Um turista foi resgatado nesta quarta-feira, 24 de julho, durante uma caminhada até o Pico do Corcovado, atração turística do Núcleo Picinguaba do Parque Estadual Serra do Mar. Durante o passeio, um integrante do grupo de 11 pessoas se sentiu mal e precisou ser socorrido. O grupo era conduzido por monitores credenciados da Associação Coaquira de Guias de Turismo, Monitores e Condutores de Ubatuba que prestaram os primeiros socorros e por motivos de segurança, decidiram chamar por socorro.

Os monitores seguiram o protocolo de Sistema de Gestão de Segurança (SGS) e acionaram o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar para o resgate por meio do helicóptero Águia.

O socorro foi realizado pelo 11º Gb da Polícia Militar. O visitante foi resgatado, encaminhado para o hospital da cidade e o restante do grupo concluiu a descida caminhando até a base.

O resgate do turista foi feito pelo Helicóptero Águia do 11º Gb da Policia Militar

Termo de Autorização de Uso

O passeio foi corretamente agendado na Associação Coaquira, credenciada pela Fundação Florestal. O passeio teve início com todas as informações pessoais dos participantes cadastrados, além dos contatos com todos os órgãos responsáveis pela atuação na área. Isso foi fundamental para o êxito do resgate.

Por meio do Termo de Autorização de Uso, firmado em 2018 com a Fundação Florestal, a Associação Coaquira é a responsável pelo controle de acesso e monitoramento e dispõe aos interessados todas as informações necessárias e legais para que o turista possa conhecer esse lugar incrível na Mata Atlântica. O agendamento deve ser feito pelo e-mail ac.corcovado@gmail.com.

O que não se deve fazer

Equipe de fiscalização da UC flagrou grupo sem agendamento prévio

No mesmo dia, em uma ação de fiscalização na área do Pico do Corcovado, uma equipe da UC, formada por Camila Faria de Oliveira, gestora do Núcleo Picinguaba, guardas-parques e equipe de vigilância, flagrou outro grupo no local que não havia feito agendamento prévio. Eles foram autuados, pois estavam em desacordo com os regulamentos da Unidade de Conservação, conforme Art. 68 da Resolução SMA 48/14.

A gestora Camila reforça a importância do agendamento e consequente o acompanhamento de monitores credenciados no passeio: “O atrativo Pico do Corcovado está inserido em área de Unidade de Conservação classificado como Zona de Uso Extensivo e de nível difícil, ou seja, só é permitido o acesso ao atrativo grupos acompanhados de monitores credenciados e autorizados pelo Fundação Florestal”.

PESM – Núcleo Picinguaba
Município: Ubatuba
Endereço: BR-101, km 8 – Bairro Picinguaba
Distância de São Paulo: 266 km
Fone: (12) 3832-1397 / (12) 3833-6552
E-mail: pesm.picinguaba@fflorestal.sp.gov.br
Agendamento prévio: Sim
Horário: de segunda a domingo das 8h às 17h
Ingresso: R$ 15,00 inteira, R$ 7,50 estudantes
Crianças até 12 anos, idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência são isentos
Monitoria: Obrigatória no local

O Núcleo Picinguaba contempla uma área de 47.500 ha, abrangendo 80% do território total do município de Ubatuba. Localizado na região hidrográfica da vertente litorânea, conta com paisagens que vão desde a costa marinha até as escarpas da Serra do Mar, protegendo cinco belíssimas praias: Brava da Almada, Fazenda, Picinguaba, Cambury e Brava do Cambury. Além da riqueza natural, o núcleo tem, como uma de suas principais características, a presença de comunidades tradicionais como a Vila de Picinguaba, Cambury, Sertão da Fazenda e Sertão do Ubatumirim, onde ainda é possível vivenciar as culturas tradicionais caiçara e quilombola.

O Núcleo Picinguaba ainda faz parte do Mosaico Bocaina, conjunto de áreas protegidas estaduais e federais do Vale do Paraíba, Litoral Norte e região da Baía da Ilha Grande, no litoral sul do Rio de Janeiro, que objetiva a integração de ações para a conservação ambiental e fortalecimento institucional e cultural.

O Pico do Corcovado é uma das atrações do Núcleo Picinguaba