As Unidades de Conservação são o habitat de inúmeras espécies. Entre elas, animais peçonhentos, como cobras e aranhas. Portanto, os visitantes são sempre orientados utilizarem calçados adequados e ficarem atentos, pois nunca se sabe quando esses animais cruzarão os caminhos das muitas trilhas disponíveis para passeios.

Como todo cuidado é pouco, o Núcleo Pedra Grande do Parque Estadual Cantareira promoveu em sua sede na Rua do Horto, 1799, um curso de “Capacitação em Manejo e Identificação de Animais Peçonhentos de Interesse em Saúde”. A procura foi tanta, a organização dividiu os 150 participantes em duas turmas de 75 pessoas nos dias 23 e 24 de julho, das 11h às 17h.

Para tratar do assunto, foram convidados Giuseppe Puorto, biólogo e pesquisador científico, Paulo Goldoni, biólogo especialista, e Circe Cavalcante de Albuquerque, biólogo e assistente técnico, todos do Instituto Butantã.

Participaram da capacitação funcionários das UCs da Região Metropolitana de São Paulo, gestores de parques municipais, integrantes da Polícia Militar Ambiental, da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, da Guarda Civil Metropolitana e Defesa Civil de Mairiporã e do Corpo de Bombeiros.

Programação

Das 9h às 11h: Identificação de serpentes
Palestrante: Giuseppe Puorto, biólogo e pesquisador científico

Das 11h às 13h: Identificação de aracnídeos
Palestrante: Paulo Goldoni, biólogo especialista (LECZ-IB)

Das 14h às 16h: Atividade prática sobre manejo de animais peçonhentos
Com Giuseppe Puorto e Paulo Goldoni

Parque Estadual Cantareira – Núcleo Pedra Grande
Município: São Paulo
Rua do Horto, 1799 – Horto Florestal
Fone: (11) 2203-0115
E-mail: pe.cantareira@fflorestal.sp.gov.br
Horário: sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h
Ingresso: R$ 15,00 inteira e R$ 7,50 estudantes
Crianças até 12 anos, idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência são isentos
Monitoria: Opcional