No dia 6 de junho, a direção do Parque Estadual Carlos Botelho deu início ao Curso de Monitoria Ambiental, que será realizado a cada 15 dias, até 30 de setembro, na sede do Núcleo de Sete Barras do PE Carlos Botelho, em Sete Barras-SP, Rodovia SP-139, km 47 – Bairro Mamparra.

O curso será ministrado em 80 horas para o Monitor I: conhecimentos básicos para atrativos de baixa complexidade ou grau de dificuldade ou baixo risco/relevância; 150 horas para o Monitor II: conhecimentos intermediários para atrativos de média complexidade ou grau de dificuldade ou médio risco/relevância; e 220 horas para o Monitor III: conhecimentos avançados para atrativos de alta complexidade ou grau de dificuldade ou alto risco/relevância.

As atividades são direcionadas aos munícipes de Sete Barras-SP, com o objetivo de formar monitores ambientais para atuar não somente nos Parques Carlos Botelho e Intervales, mas, também, em toda a região, em propriedades privadas do entorno da Unidade de Conservação.

Por conta da evolução sistemática da visitação pública nas Unidades de Conservação, especialmente no desenvolvimento de atividades de ecoturismo, Pietro Scarascia, gestor do PE Carlos Botelho, comenta que “o ecoturismo deve ser promovido como alternativa sustentável de desenvolvimento econômico concomitantemente com estratégias que permitam minimizar seus inevitáveis impactos ambientais e sociais”.

Scarascia ressalta, também, a importância da ação como instrumento de inclusão das comunidades locais, assim como da valorização de seu papel e da contribuição à sustentabilidade dos sistemas socioecológicos que as englobam.

O Curso de Monitoria Ambiental foi uma iniciativa conjunta do PE Carlos Botelho, Universidade Federal de São Carlos e a Prefeitura de Sete Barras. E conta com o apoio e fomento da Fundação Florestal, PE Intervales, Instituto Manacá, empresas de ecoturismo como a Muriqui Ecoturismo e a Monkey Safari Tour, Instituto Pró-Muriqui, discentes das universidades e demais parceiros que vão ministrar os módulos.

Os módulos do curso foram elaborados pelo professor Victor Richard, da Universidade Federal de São Carlos, apresentados e aprovados tanto pela Câmara Técnica de Uso Público como para o Conselho Consultivo do Parque Estadual Carlos Botelho.

Programa:

MÓDULO I: Primeiros Socorros
MÓDULO II: O Ambiente Natural e a Ocupação Humana na Região de Influência da Área sob gestão da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente e entidades vinculadas
MÓDULO III: Módulo de Especialização o para Trabalho de Monitoria Microrregional
MÓDULO IV: Turismo e Sustentabilidade
MÓDULO V: O Trabalho do Monitor Ambiental e Técnicas de Condução de Grupos
MÓDULO VI: Condução de trilhas de longo curso
MÓDULO VII: Condução de atividades aquáticas e noções de resgate aquático.
MÓDULO VIII: Estruturação do Grupo Voluntário de Busca e Salvamento
MÓDULO IX: Técnicas Verticais

Esta proposta toma como base a demanda de membros da comunidade do município de Sete Barras e das equipes de Gestão dos Parques Estaduais Carlos Botelho e Intervales para promover projetos de ecoturismo e turismo de aventura como alternativa de geração de renda e como instrumento de conservação dos recursos naturais, além de motivar para a proteção e educação ambiental nas Unidades de Conservação do Mosaico do Paranapiacaba.

Parque Estadual Carlos Botelho – Núcleo Sete Barras
Rodovia SP-139, km 47 – Bairro Mamparra – Sete Barras-SP.
Distância de São Paulo: 204 km
E-mail: pe.carlosbotelho@fflorestal.sp.gov.br