Em comemoração do Dia Nacional da Mata Atlântica, o Parque Estadual Campos do Jordão (PECJ) promoveu, no dia 26 de maio, um passeio ciclístico, seguido de ações de limpeza no entorno de uma antiga represa do município e plantio de mudas nativas. O evento contou com cerca de 50 participantes, das 8h30 às 15h.

O passeio teve início com um grupo caminhando e outro pedalando do centro da cidade de Campos do Jordão em direção à Represa Itatinga, cartão postal do bairro Monte Carlo. Durante o percurso, o grupo fez diversas paradas para reflexões sobre gestão de resíduos sólidos, preservação dos recursos hídricos e valorização da natureza Local.

No destino final, os grupos participantes se dividiram e contornaram a antiga represa onde fizeram a coleta de resíduos encontrados em suas margens. Foram coletados mais de 100 sacos de lixo, além de objetos maiores, como televisores, vasos sanitários e até um sofá. Depois do mutirão de limpeza, houve um momento de discussão sobre os resíduos coletados com a participação dos voluntários e de crianças da comunidade local.

As atividades do período da manhã se encerraram com almoço comunitário oferecido pela Associação de Moradores do Bairro Monte Carlo. Após o almoço, foram sorteados brindes oferecidos por empresas parceiras do evento e, também, o plantio de 70 mudas nativas no entorno da represa.

O mutirão também cuidou da revitalização de um parquinho infantil e da recuperação de uma área antes utilizada para descarte de lixos. O evento também contou com ações de saúde realizadas em parceria com a Secretaria de Saúde de Campos do Jordão.