De acordo com a direção do Aquário Municipal de Santos, atualmente há outras 14 tartarugas

Há três meses, duas tartarugas-verdes (chelonia mydas) foram resgatadas após engolirem resíduos plásticos. Elas foram encaminhadas para o Aquário Municipal de Santos, onde foram tratadas pelos veterinários da instituição e devolvidas ao mar na quinta-feira, 5 de abril.

O local escolhido para a soltura dos animais foi o Parque Estadual Marinho Laje de Santos, local onde as espécies estão habituadas a viver. A operação foi acompanhada pelo gestor da Unidade de Conservação, José Edmilson de Araújo Mello Junior, acompanhado do secretário do Meio Ambiente de Santos, Marcos Libório, e veterinários do Aquário Municipal de Santos.

De acordo com a direção do Aquário, atualmente, há outras 14 tartarugas em recuperação e logo mais também serão devolvidas ao oceano.

José Edmilson de Araújo Mello Junior, gestor do PE Marinho Laje de Santos

Parque Estadual Marinho Laje de Santos

O PE Marinho Laje de Santos foi criado em 1993, sendo o único Parque Marinho do Estado, e um dos principais pontos de mergulho e fotografia submarina do país. Seu objetivo é assegurar a proteção integral dos ecossistemas marinhos.

Dista cerca de 22 milhas náuticas da costa e inclui a Laje de Santos, parcéis e os rochedos conhecidos como Calhaus, totalizando 5.000 ha de área preservada. A Laje de Santos possui 33 m de altitude, 550 m de comprimento e 185 m de largura máxima. Seu formato que lembra uma baleia, praticamente não possui vegetação e abriga uma grande quantidade de aves marinhas, como: atobás-marrons e trinta-réis, que utilizam o local como área de reprodução e descanso.

Várias dessas aves encontram-se na listagem de fauna brasileira ameaçada de extinção. O Parque faz parte da rota de várias espécies migratórias e é uma importante área de alimentação. Muitas delas são protegidas por convenções internacionais, como as baleias-de-bryde, as raias-manta e as tartarugas marinhas.

Foto de capa: Isabela Carrari/Prefeitura de Santos

PE Marinho Laje de Santos