O Núcleo Cunha do Parque Estadual Serra do Mar (PESM) amanheceu iluminado no sábado, 27 de abril. Aos poucos, foram desembarcando de ônibus e vans ansiosos alunos da rede de ensino municipal. Eles foram as estrelas da 11ª Exposição Pinheiro-Brasileiro do Núcleo, realizada anualmente pelo Núcleo Cunha do PESM. Eles foram acompanhados por seus professores e orgulhosos pais. A portaria registrou a presença de 783 pessoas.

O tradicional evento, realizado anualmente pela Unidade de Conservação, celebra a presença marcante da araucária na economia e na paisagem da região. Por isso, o tema do concurso que os alunos desenvolveram para esta edição foi “Cunha que te quero bem e o pinheiro-brasileiro também”.

As boas-vindas e as medalhas para os três primeiros colocados foram entregues por Rolien Garcia, prefeito da Estância Climática de Cunha; Diego Hernandes, diretor do Litoral Norte e Serra da Mantiqueira da Fundação Florestal; Luane Fenille, gestora do Núcleo Cunha; Marcelo Veras, secretário de Turismo de Cunha; Kátia Spiridigliozzi, secretaria da Educação de Cunha; e Acácio Alves de Oliveira, supervisor de ensino da Diretoria Regional de Ensino de Guaratinguetá.

Diego Hernandes falou sobre a importância de a Fundação Florestal realizar atividades tradicionais como a exposição anual do Núcleo Cunha. “É uma maneira de reforçarmos nossos laços com as comunidades onde estão inseridas nossas Unidades de Conservação e, também, de promover cada vez mais a ocupação dos espaços e incentivar o ecoturismo sustentável”. Hernandes falou também sobre a importância de usar um produto nativo da floresta da Mata Atlântica como “um promotor do ecoturismo e do desenvolvimento local por meio de um produto nativo da Mata Atlântica, no caso o pinheiro-brasileiro, e com isso gerar renda para a população”.

O prefeito Rolien Garcia lembrou que seu município é o maior produtor de pinhão do estado de São Paulo. “Por isso, estamos realizando neste ano a 19ª Festa do Pinhão. Durante uma semana nosso município recebe turista de toda a região para saborear as iguarias confeccionadas com o pinhão. Além disso, somos parceiros do Núcleo Cunha na realização da exposição que incentiva nossos alunos homenagearem a araucária, essa riqueza fundamental para a economia do nosso município”.

Terminada a premiação, foi aberta oficialmente a 11ª Exposição Pinheiro-Brasileiro do Núcleo, com os trabalhos vencedores, criados pelos alunos artistas da região em diversas técnicas.

O evento foi animado pela apresentação do Grupo de Chorinho de Cunha, dos Violeiros de Cunha e de Congadas. Os participantes também puderam brincar na tirolesas, slackline, jogos badmiton.

A festa terminou com uma deliciosa degustação de canjiquinha e de pratos salgados e doces elaborados com o pinhão.

O evento teve a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Turismo de Cunha e as empresas Vale Radical, Camping Tangará, Padaria do Saulo, Auto Posto Estância, Restaurante e Pousada São Miguel, Líder Auto Peças – Oficina, Hidrel Materiais Hidráulicos e Elétricos, Usina Araucária.

Sobre o parque

O Núcleo Cunha do PESM é administrado pela Fundação Florestal, instituição vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA). Ele protege importante remanescente de matas nebulares, a mais de mil metros de altitude, com árvores de grande porte como cedro, peroba, maçaranduba e araucária, que abrigam bromélias, orquídeas e samambaias.

Suas florestas preservam importantes mananciais para o abastecimento de água das cidades do Vale do Paraíba e até mesmo do Rio de Janeiro. Suas florestas abrigam muitas espécies exclusivas em risco de extinção, como o sagui-da-serra-escuro, o mono-carvoeiro e o sauá, e aves como o macuco, a jacutinga, a saudade, o cuiú-cuiú, o negrinho-do-mato, o pavó e o gavião-de-penacho.

Sugestões de passeio: Trilha do Rio Bonito, Trilha das Cachoeiras e Trilha do Rio Paraibuna.

Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Cunha
Município: Cunha
Estrada Municipal do Bairro do Paraibuna, km 20 – Bairro Paraibuna
Distância de São Paulo: 250 km